Ação Social

 MARKETING SOCIAL E O VALOR DAS MARCAS

Publicado em

Instituto Baccarelli realiza assistência, formação de crianças e jovens e apresenta projetos de comunicação ao mercado

João Almeida e Eliana Vilches

Tornar o discurso ESG em atitudes práticas, que envolvam ações de Marketing, podem incrementar a imagem das marcas, proporcionar aumento de receita e share de mercado.

Recém-chegado à diretoria de Marketing do Instituto Baccarelli com a gerente Eliana Vilches, João Almeida já apresenta às empresas uma série de ações de Comunicação nesse sentido.

João Almeida é um experiente profissional do setor, ex-diretor Comercial da TV Cultura, com 30 anos de mercado, metade deles como gerente da área no SBT.

Atuando na favela do Heliópolis, a maior do país em população, com 220 mil habitantes, a instituição atende 1.650 crianças da comunidade, através principalmente da música e da educação.

Entre as metas de João Almeida visando aumento da receita do Baccarelli, a principal é atender as mil crianças da lista de espera e chegar aos 3 mil atendimentos.

“Queremos e precisamos de doações para cumprir nossos compromissos e atividades. Mas também quero que as empresas tenham lucro com isso. Por isso estamos criando projetos de Marketing para o Baccarelli possa expor marcas ao público”, diz João.

O instituto foi criado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças.

Hoje, a entidade é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo, a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.

O Baccarelli é liderado desde1998 pelo diretor executivo Edilson Venturelli, maestro e advogado, a convite do maestro Baccarelli. Sua missão é profissionalizar uma ação pessoal e social do fundador do Instituto.

“A música não é só um ensinamento para formar profissionais, mas um caminho de cidadania”, diz o diretor de Marketing. No instituto as crianças recebem lições diárias de convívio social, alimentação e são monitoradas em sua trajetória escolar.

Orquestra Sinfônica do Heliópolis

Entre suas realizações, mantém a primeira orquestra sinfônica surgida em uma favela no mundo, que já apresentou por todos os cantos do país e em outros países.

Até o final do ano, os músicos vão ganhar casa própria para suas apresentações, já que no local também está sendo construído o primeiro teatro de uma favela no Brasil.

O teatro, aliás, é um dos argumentos da equipe de Marketing do Baccarelli para incrementar a receita da instituição. João Almeida já está em negociação para a venda do naming rights do espaço de 540 lugares que vai servir também para gravações e artistas em busca de um dos espaços mais modernos do país.

Outra ação que deve se tonar fonte de renda do Baccarelli será a instalação de telões de LED nas laterais da sede, onde as marcas podem veicular mensagens para não só os consumidores do bairro como também para a vizinha população de São Caetano, cidade com o maior índice de IDH do país.

O potencial de consumo anual nas favelas brasileiras é estimado em R$ 167 bilhões, segundo estudo do Data Favela. Além disso, as favelas têm se mostrado um terreno fértil para o empreendedorismo, com um número crescente de moradores abrindo seus próprios negócios e impulsionando a economia local.

Investir socialmente em um trabalho de assistência e educação, é mais do que abater o valor no Imposto de Renda, mas uma forma de contribuir para um futuro melhor para o país. Esse resultado pode ser acrescido ainda do resultado institucional, de imagem e de receita através de um plano de Marketing profissional.