Ação Social

CORAÇÃO IMENSO, E DOR TAMBÉM

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Campanha do Instituto Sou da Paz defende desarmamento, mulheres e denuncia racismo

Metade das mulheres mortas por agressões foram atacadas com armas de foto. Mais de 70% delas eram negras, assim como mais de 75% vítimas de armas de foto.

Esse levantamento referente a 2023 é o argumento do Instituto Sou da Paz para a sua nova campanha, “MarIA”, que produziu com Inteligência Artificial uma porta-voz para representar essa dor.

Sua construção foi baseada na incorporação de milhares de referências visuais representativas do perfil prevalente das mães de vítimas da violência armada no país.

A violência armada produz um duplo ônus para as mulheres brasileiras, tanto às que sofrem violência, muitas vezes baseada em seu gênero e raça, e a dor da perda de seus entes, sejam eles seus filhos, maridos, pais, irmãs ou amigas. 

Quase 76,97% das vítimas de armas de fogo em 2023 eram pessoas negras, sendo mais da metade (54%) jovens de 15 a 29 anos e 94% homens, segundo pesquisa do Instituto Sou da Paz com dados do Datasus/Ministério da Saúde.

Metade das mortes por agressão de mulheres em 2023 foram cometidas com armas de fogo, 72% dessas mulheres eram negras e 59% eram jovens e adultas de até 39 anos.

Ou seja, essa dor do luto e da busca por justiça diante da perda de pessoas próximas também tem rosto e raça predominantes, já que quase 78% das vítimas de armas de fogo em 2023 eram pessoas negras, sendo mais da metade (54%) jovens de 15 a 29 anos e 94% homens.

“Essa campanha tem como objetivo trazer novamente as vítimas e seus familiares para o centro do debate. Quando falamos da necessidade de uma regulamentação responsável que estabeleça critérios rígidos para o acesso a armas, estamos falando sobre preservar as vidas de pessoas e impedir que tragédias evitáveis aconteçam”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. 

No vídeo, a fala de MarIA é acompanhada de uma narração masculina que contextualiza que muitas das mortes poderiam ter sido evitadas se armas não estivessem facilmente disponíveis.

“Estamos convidando a população a pensar sobre o perigo da presença da arma somada a um segundo de descontrole, o que pode levar a acidentes com crianças, feminicídios, mortes por brigas banais em trânsito, por isso divulgamos a existência de um canal do Ministério da Justiça para que as pessoas se desfaçam de uma arma de fogo, seja ela legal ou ilegal, de forma segura e anônima, recebendo uma indenização monetária por isso”, afirma Carolina. 

O filme está hospedado no site do Sou da Paz, que apresenta informações sobre como pode ser realizada a entrega voluntária de armas.

A campanha, criada e desenvolvida pela agência Troup,Cyranos em parceria com a alegria, foi realizada pela produtora Love Pictures Company, e consumiu duas semanas de trabalho de IA e mais de 300 prompts, viabilizados pela combinação dos programas ChatGPT, Midjourney, Photoshop, Magnific ai, Runway, Kling e Topaz.

Além do envolvimento de ⁠quatro IA Filmmakers e duas diárias de gravação com uma atriz, a fim de captar voz e expressão corporal como referência. Todo o trabalho de som foi desenvolvido pela Antfood, que deu voz à MarIA através da interpretação cuidadosa de locutoras negras e pardas das cinco regiões do Brasil.

“Muito se fala sobre como a IA está sendo usada para substituir o fator humano na comunicação, buscando mimetizar sentimentos através personagens que não existem e só para baratear produções. Fomos no caminho do propósito por trás da ferramenta: a MarIA existe, só não é vista”, explica Marcelo Reis, fundador da Alegria, Hub de criatividade estratégica responsável pela criação da campanha.

 “A IA, nesse caso, cumpriu seu papel, pois deu vida à soma de milhares de rostos, o que seria impossível de apresentar em uma peça de comunicação de forma emocionante. Só a Inteligência Artificial conseguiria chegar aos traços qualitativamente corretos deste rosto”, completa.

Criação de Marcelo Reis, Fernando Zenari. Produção de Wal Tamagno da Love Pictures Company, com produção executiva de Joana Duchiade. Produção de IA doThe Future Studios, com direção de Baepi Pinna e produção executiva de Cacau Morais e Elder Ono. Áudio da Antfood Music & Sound Design, com produção de Renato Castro e Christiane Rachel e produção  musical de Lou Schmidt , Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin.