Ação Social
WMC CANN ADOTA AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM FILMAGENS
Publicado emAgência fortalece práticas ambientais na produção de filmes publicitários
Ao investir em soluções sustentáveis na produção de filmes publicitários, a WMcCANN não apenas cumpre seu compromisso com o meio ambiente, como também fortalece a reputação de seus clientes diante de um consumidor cada vez mais atento às práticas ESG adotadas pelas marcas.
A WMcCANN passa a contar com especialistas em sustentabilidade em todos os seus sets de filmagem. A iniciativa, que integra o plano de ação da agência rumo a uma operação cada vez mais sustentável.
Por meio de programas de formação contínua, profissionais são preparados para aplicar estratégias que reduzem o impacto das produções publicitárias, como o uso de energia limpa, escolha de materiais biodegradáveis e redução de deslocamentos com veículos movidos a combustíveis fósseis.
“Com a crescente demanda por produções mais responsáveis, entendemos que não basta apenas reduzir impactos: é preciso formar profissionais capazes de liderar essa transformação no dia a dia dos sets. A presença de um líder de sustentabilidade em cada filmagem garante que boas práticas sejam efetivamente aplicadas, da pré-produção à desmontagem”, diz Bianca Repsold, diretora de Produção da WMcCANN.
Além disso, a agência adota a calculadora de carbono AdGreen, ferramenta global de medição de emissões utilizada por agências do McCANN Worldgroup. Com ela, é possível mensurar a pegada de carbono de cada produção e orientar decisões com base em dados, incluindo compensações e ações de mitigação.
Estudos mostram que uma produção audiovisual pode emitir entre 391 e 3.370 toneladas de carbono, dependendo de sua escala. Sendo assim, pequenas, mas necessárias mudanças, como troca da iluminação por uma mais eficiente, cenografia com reaproveitamento de materiais ou gestão consciente de resíduos, executadas por um profissional devidamente capacitado, são um grande primeiro passo no enfrentamento aos desafios climáticos cada vez mais urgentes.
A agência também é signatária do Pacto Global da ONU e do AdNet Zero, compromissos que reforçam sua atuação responsável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As ações se somam a uma estrutura interna dedicada à sustentabilidade, com comitê próprio e metas claras para redução de emissões até 2030.
“Essa iniciativa está alinhada à estratégia global do McCANN Worldgroup de capacitar os profissionais a desenvolverem uma comunicação mais consciente e responsável. A agência tem investido em treinamentos voltados à sustentabilidade. Em 2024, já passamos por um módulo sobre práticas anti-greenwashing e, no primeiro semestre de 2025, realizamos mais um de produção sustentável, explica Luiza Portella diretora de estratégia e responsável pela implementação das ações de sustentabilidade na agência.
“Ainda este ano, teremos um novo treinamento focado no impacto do uso da inteligência artificial na sustentabilidade e em como podemos adotar a tecnologia de forma mais consciente”, complementa.