Inspiração

UMA CAMPANHA QUE NÃO PARECIA COM NADA

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Nizan Guanaes

O comercial de 1997 criado pela TBWA/Chiat/Day de Los Angeles, lançando o novo posicionamento da Apple, proporcionou a Nizan Guanaes uma nova visão da publicidade.

Naquela época sua carreira já estava praticamente consolidada por prêmios internacionais em passagens por agências como Duda Mendonça na Bahia, Artplan no Rio de Janeiro, DPZ e W/GGK, depois WBrasil em São Paulo.

Sua trajetória é marcada por troféus nos principais festivais mundiais, como o Leão de Ouro no Festival de Cannes para o filme “Hitler”, criado para a Folha de S.Paulo, considerado um dos 100 melhores de todos os tempos e o primeiro de muitos que ganhou naquele evento.

Em 1989 ele abriu a sua DM9, eleita três vezes Agency of the Year no Cannes Lions.

Nizan porém sempre foi inquieto. Uma de suas frases que sempre lembro é “pessoas inteligentes mudam de opinião”. E ele mudou quando assistiu o filme “Think Different”.

“Ela não parecia com nada”, ele diz. “Me impactou profundamente, porque ela é bonita, estratégica e não parecia com nada”.

Nizan hoje comanda a sua NIdeias, trabalhando para alguns dos principais grupos empresariais do Brasil.

Ele também foi sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, vendido para o Grupo Omnicom em 2015, na maior transação do mercado publicitário brasileiro.

Nizan foi eleito um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times em 2010, eleito uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela Fast Company em 2011, e em 2014 escolhido como o Homem do Ano, na categoria Liderança pela GQ.

Em sua galeria de títulos de reconhecimento está a medalha da Ordem do Rio Branco, recebida no ano 2000 pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

“Think Different”, filme de um minuto, em preto e branco, narrado por Steve Jobs, fala de personagens do século 20 considerados loucos por uns e gênios por outros. Mas que foram pessoas que mudaram o mundo com suas ideias.

Entre eles, Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King, Jr., John Lennon, Thomas Edison, Muhammad Ali, Ted Turner, Maria Callas, Mahatma Gandhi, Alfred Hitchcock e Pablo Picasso.

O comercial termina com uma imagem de uma menina abrindo os olhos fechados, como se quisesse ver as novas possibilidades à sua frente.

Neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, Nizan conta o que sentiu quando viu o filme pela primeira vez.