Memória

UMA VIDA DEDICADA À ARTE E À PROPAGANDA

Publicado em

Morre Magy Imoberdof, artista e publicitária que encantou o Brasil

Publicitária brasileira de origem suiça era como Magy Imoberdord gostava de se definir.

Aos 77 anos ela deixou este mundo neste domingo (24), e para ele toda a sua arte. Nascida em Lausanne, aos 23 anos, formada em design gráfico pela École cantonale d’art de Lausanne, emigrou para o Brasil.

Na Propaganda, fez sua história na agência Lage&Magy, com trabalhos icônicos como a campanha “Uma Boa Ideia”, para a caninha 51.

No ano 2000 se associou à Talent, parceria que durou até 2005, quando ela decidiu fechar sua agência após 35 anos de atuação.

Com isso retomou suas exposições artísticas que havia começado em 1984, mostrando suas obras no Brasil, Suiça, França e Alemanha. Ela também deixou como legado o livro “Tudo o que você quis saber sobre propaganda mas ninguém teve paciência para explicar”, que escreveu com Julio Ribeiro e Vera Aldrighi.

Entre os talentos criativos que ela ajudou a revelar estão nomes com Tomás Lorente, Líber Mateucci, Mauro Perez e Marcelo Nepomuceno.

Ela também deixou para o mercado publicitário sua filha Nicole Heiniger, fotógrafa e diretora de comerciais.

O hoje diretor de Criação da It Works Comunicação, redator de origem Wagner Fornel, que compôs dupla com Magy, escreveu:

“Quando acabou a parceria com a Talent, Magy deu tchau para a propaganda, dedicando-se apaixonadamente seu talento e seu tempo às artes, colagens, pinturas, patchworks, sempre reinventando técnicas e criando em cima da criatividade. Nos últimos anos ela morava no verão, como costumava dizer: de março a setembro aqui no Brasil, de outubro a abril em Berlim. Neste último verão, em tratamento de saúde, resolveu ficar aqui para sempre. E ficou”.

A cerimônia de cremação será nesta segunda-feira (25) no cemitério e crematório Horto da Paz, em Itapecirica da Serra, às 17 horas. O velório de despedidas será a partir das 14 horas.