Datas

PARA NÃO ESQUECER JAMAIS

Publicado em

Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas de 2005 instituiu 27 de janeiro como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A data, em 1945, marca a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

E o dia da lembrança é justamente para que a humanidade jamais se esqueça das atrocidades cometidas por tropas nazistas contra judeus, principalmente, mas que também atingiu ciganos, poloneses, homossexuais, pessoas com deficiência e comunistas.

Para representar o fato, a agência Tech & Soul criou a ação “Remember It”, para o Memorial do Holocausto. Espalhou paineis por São Paulo com a imagem de George Legmann, sobrevivente do holocausto, formada a partir de post-its feitos para atravessar os tempos.

Legmann, judeu de origem romena, 79 anos, é um dos poucos sobreviventes de campos de concentração nazistas vivos no Brasil, tendo nascido em 1944 no campo de concentração de Auschwitz..

Na ação, foram criados pequenos lembretes que têm a capacidade de resistir a quase tudo, seja água, vento, sujeira. Em seguida, eles foram colocados em diversos paineis espalhados por São Paulo e que formam a imagem de George Legmann, e com a mensagem “Remember It”.

A ideia é mostrar que a história não pode ser esquecida e que esses lembretes especiais não vão desaparecer com a ação do tempo, assim como a memória sobre as 6 milhões de vidas perdidas.

“A memória sobre o Holocausto precisa perdurar, para que nunca mais se repita. Pensamos em mostrar essa mensagem através de algo que resistisse à força do tempo. Nem água ou vento podem destruir essas lembranças”, explica Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech&Soul.

Criação de Ricardo Marques, Jessica Dias e Filipe Abreu, com direção criativa de Ricardo Marques e Jessica Dias e direção geral de Flavio Waiteman.

Produção de vídeo da Arapiraca Filmes, com fotografia de Thyago Barriviera e Flavia Galiati da Silva. Áudio da Blood com produção de Otavio de Moraes.