Entrevista

JCDECAUX COMEMORA CONQUISTAS COM NOVIDADES

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João Binda: viabilizar as campanhas mais criativas já vistas

Líder mundial em Out of Home, a empresa de origem francesa também assumiu o primeiro lugar no país onde atua há 25 anos.

O foco atual da JCDecaux é na digitalização de ativos e na inteligência de dados, desenvolvendo projetos cada vez mais mensuráveis.

João Binda, diretor Comercial da JCDecaux Brasil, fala nesta entrevista do crescimento da empresa, conquista de importantes marcas e das novidades tecnológicas apresentadas em seus materiais.

A JCDecaux conta hoje com mobiliários em 8 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e na região Sul através do segmento de Varejo.

Principal empresa de publicidade em Metrô, com a pesquisa realizada em São Paulo a JCDecaux visa conquistar contratos com operadoras desse meio de transporte em outros mercados?

Mundialmente, a JCDecaux é uma das principais empresas de Out of Home para publicidade em transportes públicos. Mas, neste momento, nosso foco está em desenvolver projetos mercadológicos considerando os contratos que
gerenciamos, os quais consideramos os melhores do Brasil atualmente. inda não temos previsão de novas parcerias, mas, certamente, nossa meta sempre envolve a expansão das nossas operações junto a otimização da nossa inteligência em construir soluções baseadas em dados para os nossos clientes, anunciantes e agências parceiras.

Após pouco mais de um ano na empresa, como você avalia o constante crescimento do meio OOH na divisão de verbas publicitárias? Qual o percentual de crescimento que a empresa acredita até o final deste ano?

O crescimento do OOH no Brasil e no mundo é inegável. Segundo dados do Kantar Ibope Media, entre o final de 2021 e o início de 2022, nosso setor registrou crescimento de 38% ano a ano, e o Digital Out of Home vem guiando este crescimento junto a multicanalidade e diversificação de formatos para atingir o público-alvo. Tudo isso nos ajuda a ter uma previsão bem positiva do meio, o que nos permite apostar e muito na digitalização dos nossos ativos e inteligência de dados para criar soluções assertivas. Já sobre percentual de crescimento, não arriscaria um número, até porque a JCDecaux tem uma estratégia que nos restringe a divulgar alguns dados, mas o céu é o nosso limite, e é isso que buscaremos.

Quais os objetivos com as recentes e importantes mudanças em áreas estratégicas da JCDecaux, como no Marketing, Relacionamento com
Agências e PR?

Neste ano, a JCDecaux Brasil anunciou a contratação de nomes de peso para integrar nossos times. Silvia Ramazzotti assumiu como Diretora de Marketing, Rafael Krausz estreou a função de Head de Agências, Beto Lima, Bianca Amaral e Roberta Sirota entraram como Heads Comerciais. Também tivemos reforço nos times comerciais das praças. Junto a mim e ao board executivo, o principal objetivo de cada um em sua frente é potencializar as equipes para que estejam cada vez mais alinhadas às necessidades do mercado. Vivemos em um bom momento e precisamos aproveitar isso para sofisticar nossos processos através das ferramentas que nos ajudam a mensurar e engajar as campanhas através de inteligência artificial e algoritmos altamente responsivos. Por algum tempo, só se replicava campanhas de outros meios para o OOH, mas, felizmente, viramos o jogo e já contamos com diversos artifícios que nos ajudam a entender se um criativo é realmente efetivo, por exemplo. Isso já nos faz ver cada vez mais campanhas iniciadas pelo OOH.

Depois do cubo gigante para Amex e ação interativa da Coca-Cola no aeroporto de São Paulo, quais outras inovações dessa mídia a empresa pretende implantar em breve?

Nós temos muitas coisas boas vindo pela frente. Estamos padronizando nossas telas nas plataformas das linhas L5- Lilás, da ViaMobilidade, e L4-Amarela, da ViaQuatro, para seguir o padrão da JCDecaux, e acabamos de lançar novos icônicos no metrô de São Paulo, que são nossos equipamentos de formato diferenciado e altíssimo impacto. Além disso, também vamos lançar novos icônicos nos aeroportos internacionais de Guarulhos e Brasília, os dois maiores do Brasil e que crescem cada vez mais na circulação de passageiros. Outra frente de inovação está com a nossa equipe de Projetos Especiais, que pode trabalhar em parceria com todas as agências do Brasil para viabilizar as campanhas mais criativas já vistas. É através dessa colaboração que personalizamos nossas soluções e ativos para que se encaixem perfeitamente no plano de cada cliente ou campanha, gerando repercussão nas ruas, na internet e na imprensa, extrapolando os limites do público-alvo e gerando buzz positivo.

A importante conquista do novo parceiro grupo Carrefour indica que a JCDecaux Brasil tem ainda um campo para explorar com relação a grandes marcas atendidas pela empresa em outros países?

Além de inaugurar o quarto pilar de atuação da JCDecaux no País, a parceria com o Grupo Carrefour Brasil é, por si só, um grande campo que podemos explorar visto que a oferta de mídia em varejo é uma tendência bem aceita por todo o ecossistema formado por empresas de mídia, varejistas, anunciantes, agências e consumidores finais. Nosso primeiro grande desafio, após concluir as instalações das telas, será entender que público é esse que frequenta as 90 lojas do Carrefour inclusas na parceria, que percurso elas fazem nos supermercados, que caminho fazem para chegar até as lojas, o que costumam comprar, quais dias da semana são mais propícios para determinados produtos. Enfim, usar todo o nosso potencial de análise de dados com ferramentas a favor da inteligência de mercado para, assim, criar soluções assertivas e personalizáveis. A partir disso, e com o amadurecimento da parceria, é que vamos analisar quais outras relações podem ser aprimoradas a partir da experiência da JCDecaux no mundo.

A JCDecaux está apresentando ao mercado vários projetos inovadores como o One Day Digital. Como funciona, quais os benefícios e vantagem financeira para as marcas?

O projeto One Day Digital oferece um pacote especial em que os clientes compram a exibição em todos os ativos digitais no Brasil em um único dia, o que proporciona ao cliente ou marca uma exposição absurda. Ele é perfeito para dar um boom em uma promoção, integrar a estratégia de algum lançamento ou até mesmo para marcas que queiram aproveitar uma data específica. Mais do que esse pacote, é importante que os anunciantes e agências contem com toda nossa inteligência de planejamento, mensuração e engajamento de campanhas para construir seus planos de mídia. Nossos times estão a todo vapor criando soluções para as necessidades específicas de cada target, através de ferramentas altamente responsivas, para entregar resultados capazes de municiar os negócios com informações precisas.