Televisão

60 ANOS DE SILVIO SANTOS NA TV E NOVO COMERCIAL DO SBT

Publicado em

Em 2 de junho de 1963 na extinta TV Paulista, canal 5 de São Paulo, estreava o programa Silvio Santos. Seis décadas depois, ainda no ar e até 2020 apresentado pelo maior animador de auditório deste país, a atração é comemorada pela emissora.

O SBT também está anunciando Luciana Valerio como sua nova diretora Comercial, substituindo Fred Muller, cuja saída foi revelada há duas semanas.

Luciana Valério tem mais de 25 anos de carreira na área Comercial, sendo 20 deles em televisão. Há quase três anos no SBT como Gerente Nacional de Vendas, ela atuou por uma década na Sony Entertainment Television.

“Sinto-me extremamente motivada e determinada para essa jornada à frente da direção comercial. Embora essa posição traga consigo uma grande responsabilidade, vejo isso como uma oportunidade de contribuir para o crescimento e sucesso do SBT. Estou empolgada com a possibilidade de desenvolver estratégias inovadoras, fortalecer parcerias e conquistar novos anunciantes. Com o suporte de uma equipe talentosa e comprometida, estou certa de que podemos elevar o SBT a novos patamares no mercado publicitário”, comemora Luciana.

Luciana: estratégias inovadoras, parcerias e novos anunciantes

A executiva terá sob o seu comando, os gerentes comerciais Giancarlo Paladino, Marcos Kotait e Dante Stoliar.

A HISTÓRIA DO PROGRAMA

Sem tradição na TV no horário vespertino no início dos anos 60, mesmo assim Silvio Santos alugou o horário na TV Paulista, topando o desafio e acreditando na sua visão inovadora do meio televisão.

Sua trajetória ininterrupta à frente do programa por muitos anos líder de audiência nas tardes de domingo, continuou até 2020, quando para preservar a saúde em decorrência da pandemia, se afastou do comando da atração.

Mesmo assim, em algumas ocasiões voltou ao palco e em 2021 Patricia Abravanel, que já participava da atração desde 2011, iniciou a apresentação de novos quadros, revezando-se com o pai.

Início nas tardes de domingo da TV Paulista

Inicialmente exibido do meio-dia até às 14h00, contava com três atrações: Cuidado com a Buzina, o primeiro programa de calouros comandado por Silvio Santos, Justiça dos Homens, esquetes dramatúrgicos que finalizavam com julgamento no palco, e Pra Ganhar é Só Rodar, que já era apresentado há alguns anos no horário noturno da emissora. A audiência, até então inexistente, começa a aumentar e colocar a TV Paulista dentre o topo das emissoras de São Paulo.

Em 1964, a Publicidade Silvio Santos, empresa que produzia independentemente seus programas, passa também a alugar espaço na programação da TV Tupi, extinto canal 4 de São Paulo, para apresentar outras atrações. A estreia se deu com Festival da Casa Própria, em novembro daquele ano, e pela primeira vez, um programa de televisão entregava uma casa para seus telespectadores.

Em 1965, a TV Paulista foi vendida para o Grupo Globo, e a nova emissora, TV Globo, passou a ser a “casa” do Programa Silvio Santos dominical.

Em 1976 o dominical deixa a Globo, onde era produzido em preto e branco, e passa a ser apresentado pela então formada Rede Tupi, para todo o Brasil, agora em cores, ao mesmo tempo em que era exibido por sua primeira emissora de TV, a TV Studios Silvio Santos, ou TVS Canal 11 do Rio de Janeiro.

Em 1980, em decorrência de dificuldades da Rede Tupi, passa também a ser apresentado pela Record TV para São Paulo, e uma Rede de Emissoras Independentes pelo Brasil, somando a TVS Rio. No ano seguinte, o Grupo Silvio Santos, já reconhecido por sua sólida e pujante atuação de norte a sul do Brasil, conquista a concessão do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, e o Programa Silvio Santos vai ao ar por sua própria rede para todo o país.