Inovação

CHILLI BEANS NO AR COM CRIAÇÃO DE IA

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Uma das primeiras marcas a criar uma campanha totalmente com imagens geradas por Inteligência Artificial, Chilli Beans lança a campanha “Se não existe, a gente inventa”.

Com isso, a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina mantém seu compromisso de se inovadora e visionária. A comunicação apresenta um olhar sem estereótipos da realidade da cultura genuinamente brasileira, e representa pessoas, lugares e produtos por meio de imagens hiper-realistas.

“A gente aqui na Chilli Beans gosta de sair na frente, testar o que é novo, fazer diferente e experimentar. Essa nova campanha institucional, com imagens 100% geradas pela IA, é mais um capítulo dessa história. Quando tivemos a ideia, logo buscamos alguém que já estivesse operando e experimentando essa nova tecnologia, como sempre fizemos com fotógrafos, pintores e artistas em geral. Nossa ideia é testar essa nova realidade e fazer uma brincadeira com o que, na real, não existe. E, se não existe, assim como fazemos com nossos produtos e as ações de marca, a gente vai lá e inventa. Nem os óculos, nem nada nas imagens, é real”, diz Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Para desenvolver a campanha, a Chilli Beans realizou uma parceria com o casal de artistas Kevin Saltarelli e Carlos Sales, do SAL2 Studio, que resultou em imagens hiper-realistas que retratam a brasilidade, com temas como floresta, sertão, praia, urbano.

Pioneiros em trabalhos com inteligência artificial, Kevin é especialista em BI com background de dados e negócios e Carlos é fotógrafo de moda e publicidade.

O casal utilizou diversas ferramentas de IA simultaneamente na composição das imagens, como MidJourney, Stable Diffusion e DALL-E.

“Nos últimos anos, trouxemos a análise de dados e modelos de inteligência artificial como um diferencial para melhoria de resultados de empresas líderes do mercado. A tecnologia possibilitou entendermos e testarmos novos caminhos em busca de melhores experiências de consumo. Com o avanço e uso das tecnologias de IA mais modernas e o lançamento da campanha “Se não existe a gente inventa” da Chilli Beans, inauguramos uma era de abundância criativa e da real personalização”, diz Kevin.

“Foi incrível ver durante o processo de criação dessa campanha o quanto a IA ampliou minhas possibilidades criativas, oferecer insights valiosos, gerando resultados impressionantes em termos de realismo e qualidade. Combinando minha expertise em fotografia e direção, com a inteligência artificial pude explorar novas ideias e perspectivas, criando algo verdadeiramente único”, completa Carlos.

A House Chilli Beans participou de toda a parte criativa da campanha, assegurando que o estilo e a identidade da marca estivessem presentes nas imagens.

“A IA veio para revolucionar muitos segmentos e a comunicação é um deles, as marcas já estão começando a flertar com as plataformas ainda de uma forma experimental. Para esta campanha, nossa ideia foi retratar alguns cantos do Brasil em um modelo de cocriação com a IA e para chegarmos nas 6 cenas finais geramos mais de 10 mil imagens. Neste processo ficamos fascinados em entender um pouco de como a plataforma “pensa”, e em respeito à essa inteligência achamos interessante, ao invés de corrigir, preservar algumas anomalias no processo de geração das imagens. Para complementar, o texto da locução do filme também foi gerado por Chat GPT”, explica José Caporrino, CCO da Chilli Beans.

A partir de 15 de abril a campanha começa no digital e, na sequência, chega em toda a comunicação dos PDVs nas lojas de todo o Brasil e do mundo.

“Chilli Beans está sempre de olho em inovação e nas últimas tendências do mercado. Somos uma empresa com atitude para arriscar e sair da caixa. E a bola da vez é a IA. Vemos uma grande oportunidade com essa campanha baseada em imagens geradas pela IA e também um grande desafio, pois nosso produto é um acessório de moda e precisa estar em destaque nas imagens geradas pela ferramenta”, conclui Cauê Sanchez, Head de Marketing da Chilli Beans.

Criação de Kauê Andrade, afael Antunes, Juliana Covre,Vinicius Targa e Paula Cosiello. Head de Arte Murilo Yoshida e direção geral de José Caporrino.

Produtora do vídeo Sailor Studio, com direção de Luccas Oliveira e Gustavo “GGA” Almeida, com direção de arte de Teidy Nakao. Áudio A Gandia, com produção musical de Fábio Mancuso e produção executiva de Pedro Turra.