Música

PRETO NO SHOPPING, RACISMO EXPLÍCITO

Publicado em

Ao mesmo tempo em que câmeras de segurança visam aumentar a sensação de proteção das pessoas, também são utilizadas para o monitoramento discriminatório de pessoas negras.

Cenas de atitudes racistas podem ser conferidas no dia a dia em ambientes que se julga serem exclusivos de pessoas brancas e de alto poder aquisitivo, como lojas de grife e shopping centers.

O clipe “Pretos na Mira, que tem o objetivo de colaborar no combate à vigilância racista, é uma inicativa dos MCs Kekel e Davi, produzido pelo Instituto KondZilla e gravadora GR6, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil a agência Artplan.

O manifesto, baseado na ideia original de Ary Nogueira e Rafael Pascarella,
tem o desafio de denunciar e inspirar mudanças na sociedade a fim de combater o racismo.

Segundo dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em junho de 2022, entre as mortes violentas intencionais, categoria que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção polícia, 78% foram de pessoas negras contra 21,7% de brancos.

A canção, composta especialmente para o movimento “Pretos na Mira”, lançado nesta terça-feira (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial, é composta por uma uma letra de impacto e reflexão.

“O projeto “Pretos na Mira” tem o intuito de contribuir com este manifesto artístico, através da música, da letra, do videoclipe e das redes sociais, promovendo uma reflexão na sociedade sobre este assunto tão delicado e recorrente no nosso dia a dia. Com a união do talento destes grandes artistas, Mc Davi e Mc Kekel, e força da GR6, do Instituto KondZilla, ID_BR e Artplan, buscaremos maior visibilidade para estas questões sociais, para as comunidades periféricas e para as pessoas que sofrem situações e atos de racismo”, diz Rodrigo Oliveira, presidente da GR6, uma das maiores produtoras da América Latina, atualmente o 2º maior canal de Funk do mundo e o 6º maior canal do Youtube no Brasil.

A criação e desenvolvimento da iniciativa também contou com consultoria do Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers, do qual a Artplan faz parte.

Criação e conteúdo de Alessandro Bernardo, André Santos, Bruno Kunikata, Eder Redder, Ellen Santos, Erick Willmer, Gustavo Fher, Henrique Souza, Kaike Motta, Karoline Canin, Leonardo Rocha, Letícia Oliveira, Marcela Felix, Marcos Abrucio, Matheus Franzoni, Milo Araújo, Murillo Oliveira e Zico Farina

Produção da Kondzilla, com direção de Kaique Alves, fotografia de Gabrien Bianchini e produção executiva de Eduardo Saraiva . Direção de produção musical de Dj Pereira.