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BRASIL É TERCEIRO EM REDES SOCIAIS

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Com cerca de 216 milhões de habitantes, o Brasil supera os Estados Unidos e seus 340 milhões de cidadãos como consumidor de redes sociais.

Aproximadamente 131,5 milhões de brasileiros se conectam principalmente nas plataformas YouTube, Facebook e Instagram, com TikTok, Kwai e Twitter na sequência, o que lhe concede o primeiro lugar na América Latina, à frente do México e Argentina.

Conforme o estudo “Tendências de Social Media 2023”, da Comscore, empresa norte-americana de análise da Internet, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de consumo de redes sociais, perdendo apenas para a Índia, que neste ano deve superar a China em população com 1,429 bilhão de habitantes, e Indonésia, com 278 milhões.

As redes sociais se apresentam como um ambiente próspero para marcas que querem se tornar relevantes e reconhecidas, e que buscam atuar mais próximas de seus públicos no Brasil.

A audiência de plataformas sociais superou o tempo despendido pelas pessoas em categorias como serviços, entretenimento, trabalho, presença corporativa, varejo e serviços financeiros.

“Há anos as redes sociais têm representado um espaço relevante no ambiente digital. A posição de destaque aumenta a competitividade das marcas nesses canais e requer estratégias inteligentes para aumentar e reter engajamento. Por isso nos propomos a entender como o usuário se comporta nesse ambiente, trazendo insights que ajudam no direcionamento de novas ações”, diz Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

O levantamento revelou também que os usuários do Facebook possuem mais afinidade com viagens e telecomunicações e que quem acessa o Instagram prefere assuntos de viagens e saúde. Os que usam TikTok se interessam por telecomunicações e games.

A análise da Comscore também revela que o engajamento de conteúdos promovidos por influenciadores segue alto. Esses criadores somaram 22,3 bilhões de ações em 2022, representando 59% do total de engajamento e 9% do total de conteúdos publicados no ano. No recorte por categorias, os influencers que cobrem TV e filmes são responsáveis por 30% do share de engajamento.