Ação Social

RECEITAS DOCES, SEM PRECONCEITO

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Em pleno século 21 ainda existem nomes machistas e racistas de receitas de doces que ofendem a imagem da mulher.

Teta de Nega, Maria Mole, Nega Maluca e Espera Marido são alguns desses, agora substituídos respectivamente por Chocomellow, Molenguinho, Gravatinha de Coco e Chocolate Maluco.

Os novos nomes foram escolhidos em votação popular promovida pelo Açúcar Guarani, empresa de Olímpia, cidade do interior de São Paulo e marca de varejo da Tereos Açúcar & Energia Brasil.

Redes sociais da marca e hotsite da campanha “Respeito na Medida” divulgam as novas denominações. O filme da comunicação mostram mães e filhos que preparam juntos as receitas enquanto conversam, de forma leve e divertida, sobre os nomes escolhidos. .

Lançada em novembro passado, a campanha “Respeito na Medida”, idealizada pela agência F&MD, de São José do Rio Preto, também do interior paulista, promoveu o debate sobre nomes de doces tradicionais da culinária brasileira que ofendem as mulheres.

No total, foram mais de 6,5 milhões de pessoas impactadas pela campanha, que alcançou 5 milhões de visualizações do filme, 80 mil compartilhamentos nas redes sociais e milhares de votos.

A campanha também gerou uma doação em dinheiro e em produto para a ONG Mãos de Maria, instituição que promove o empreendedorismo e a capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

“Estamos muito felizes com o sucesso da campanha, que reforça o nosso compromisso com a diversidade e nossa atuação socialmente responsável. Ficamos muito satisfeitos de ver o resultado da votação, que mostra que o público abraçou a ideia de darmos alternativas para os nomes desses doces”, diz Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Apoiador da campanha, o Sindipan-Sindicato da Indústria de Panificação e confeitaria de São Paulo, também vai convidar seus associados a adotarem os novos nomes dos doces em seus estabelecimentos.