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110 ANOS DE HISTÓRIA DA PUBLICIDADE BRASILEIRA

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Geraldo Alonso Filho, com uma vida dedicada à propaganda, lança no próximo dia 8 de dezembro, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, seu novo livro “Publicidade brasileira: os primeiros 110 anos”.

O obra retrata em texto e 320 anúncios, a história da publicidade no Brasil entre 1808 e 1918. O trabalho é resultado de dois anos de pesquisa nos acervos digitais disponíveis, especialmente o da Biblioteca Nacional. Foram folheados centenas de veículos em busca de anúncios, sendo mais de 6.000 pré-selecionados.

O texto tem como ponto de partida a chegada da Família Real ao Brasil. Até até esta data era proibido qualquer tipo de publicação. Os jornais e documentos ou eram importados ou manuscritos. Nesse 1808, chega ao país o primeiro prelo, uma máquina de tipografia Stanhope inglesa, que imprimiu o pioneiro anúncio publicitário do país.

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o livro, com 192 páginas, capa dura, ilustrado com anúncios e capas de revista, é um table book e tem resumo em inglês. A capa reproduz caricaturas dos principais artistas/publicitários da época, originalmente publicadas na obra “História da caricatura no Brasil”, de Herman Lima.

Atualmente, Geraldo Alonso Filho é diretor da FGF, empresa especializada em publicidade, comunicação e agricultura. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, começou sua carreira em 1969.

Na Norton, agência fundada por seu pai Geraldo Alonso, criou o Departamento de Arquitetura Promocional e passou por vários departamento, até deixar a empresa já como Chairman da Publicis Salles Norton em 2005. O grupo francês havia adquirido o controle da Norton em em 1996, e durante cinco anos Geraldo Alonso Filho foi responsável implantação e pela operação da Publicis na América Latina.

Geraldo: 2 anos de pesquisas

Em sua carreira, participou da produção de cases de sucesso para marcas como Nestlé, Gafisa, L’Oréal, Carrefour, GE e, Rayovac, e da implantação de marcas como Personalité (do Banco Itaú), Lollo, chocolate Milkbar da Nestlé) e Villagio Panamby, (da Gafisa), entre outras.

O livro “Publicidade Brasileira: os primeiros 100 anos”, é dividido em capítulos, seguindo a cronologia histórica:

1 – Os primeiros anúncios tipográficos e o Período Joanino (1808-1821)
2 – De capital do Reino Unido a capital do Império – Primeiro Reinado (1821-1830)
3 – A Regência, Florence e o papel inimitável (1831-1840)
4 – Segundo Reinado (1841-1889)
5 – A República (1889-1899)
6 – Exposições internacionais e a passagem do século (1900)
7 – O novo século (1900-1918)
8 – As primeira agências de publicidade, bases para um futuro promissor (1850-1920)
9 – Brazilian advertising: the first 110 years (1808-1918)