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PROPAGANDA FALSA NO SETEMBRO AMARELO

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A cada 45 segundos uma pessoa no Brasil comete suicídio. Esse tempo é ainda menor no mundo, com 5 segundos a menos. Em 2020, o Centro de Valorização da Vida recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional no país.

Para reforçar a mensagem do “Setembro Amarelo”, o CVV lança campanha com personalidades. Eles vão mencionar a data fazendo publicidade de uma linha de produtos inexistentes, como sabonetes de lichia para curar a agonia, de mamão para acabar com a solidão e de framboesa dar um fim na tristeza.

Ao divulgar produtos fictícios, a campanha #AntiPubli visa chamar atenção para um problema sério e cuja solução não é simples. Participam da ação influenciadores como Sabrina Sato, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Thaila Ayala, Mariana Goldfarb e Bruna Gomes.

O Setembro Amarelo foi lançado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina e remete ao ar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, instituído em 2013.

“Sempre presto atenção nas marcas que me envolvo, sei da responsabilidade que temos e do alcance que detemos. Apoiar o CVV lançando um produto que não existe é arriscado, mas necessário para passar o recado de que precisamos nos apoiar e cuidar mais uns dos outros”, diz Sabrina Sato, que participa pela quarta vez da iniciativa.

O lançamento fictício tem objetivo de prender imediatamente a atenção das pessoas, já que a publicidade divulga uma linha de sabonetes que promete solução instantânea e inexistente para problemas sérios.

Uma vez ganha a atenção da audiência, a personalidade dá o alerta da ONG: o produto não existe, assim como não existe solução fácil para saúde mental. A mensagem fortalece a importância de acompanhamento profissional, da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio.