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POR QUE NOVAS EMPRESAS NÃO DURAM?

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Juan: vender benefícios do produto

O argentino Juan Sansalone, consultor de Marketing e criador do método Business Growth Consulting, programa focado em alcançar o crescimento exponencial acelerado dos negócios, afirma que 90% de startups fecham nos primeiros três anos após seu lançamento.

O profissional é CEO da Jsansalone, com sede em Buenos Aires, México e Espanha, que atua desde 2016 atendendo os mercados latinos de língua hispânica. Nesse período, ajudou mais de 200 empresas a potencializar seus resultados de forma simples e ordenada.

Juan iniciou sua carreira no mundo das grandes corporações do mundo da mídia e publicidade. Trabalhou por quatro anos com marcas líderes mundiais como Nissan, HP, Intel, Bridgestone, Firestone, Cerveja Sol, Heineken, Amstel, Sony Pictures , L’Oréal, Unilever, Smirnoff e Johnnie Walker.

Em 2018 ele deixou o cargo de Regional Head Of Digital Marketing da Unilever, com o objetivo de poder ajudar empresas e empreendimentos a terem crescimento acelerado com segurança.

Crente de que 90% das empresas falham em seus primeiros três anos em todo o mundo, passou a ajudar empresas de diversos portes a gerar grandes transformações, obtendo ótimos resultados e crescimento acelerado.

Como ele diz, o mercado empresarial vem mudando muito rapidamente. Os clientes estão cada vez mais claros sobre o que querem, como querem, por que querem e para que querem. A tarefa das empresas é conseguir se adaptar aos clientes para gerar conexões muito mais fortes que gerem fidelidade.

“Elas dependem cada vez mais de promoções, descontos e ações que as fazem aumentar seus custos variáveis ​​para vender. A maioria inventa desculpas de que se não fizer isso, não vai vender, mas essas medidas, longe de serem positivas, são muito prejudiciais e a grande maioria não consegue enxergar. Em nível global, quem seguir bem o caminho continuará avançando, e quem não se concentrar em entendê-lo continuará se juntando à grande maioria que encerra seus negócios”, afirma.

Para ele, a maior parte dos proprietários de uma startup não possui o conhecimento necessário para superar o principais passos de um negócio. Que um negócio que não tem um diferencial muito claro, que é respaldado por tecnologia inovadora e que não pode ter um grande percentual de operação automatizada, vai custar muito mais para crescer.

“Quando assessoramos alguém em um negócio, primeiro buscamos entender em qual categoria ele será construído e analisamos se ele pode ser executado e se tem oportunidades de escalar em vendas. Uma vez aprovado, passamos a analisar se o produto pode ser vendido sozinho, ou seja, se tem mais demanda do que oferta, se tem uma tecnologia que ninguém pode copiar, que pode estar relacionada ao produto ou ao modelo de negócio”, explica.

Com sua experiência, recomenda que a empresa entenda muito bem o público do seu negócio, perguntando ao target o que ele quer que você dê a eles. Outra recomendação é que a startup não se preocupe apenas em vender seu produto, mas vender os benefícios do diferencial do seu produto.

Quanto à divulgação, entende que a estratégia de Marketing deve vender o próximo passo do processo de compra, certificando-se que as pessoas saibam que o produto existe.

“Explique muito bem o que o seu produto faz, você tem que fazer as pessoas saberem que o seu produto muda a vida delas. Se você conseguir, não vai precisar vender, elas vão querer comprar de você”, conclui.