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PROPAGANDA SE MOBILIZA PELA CAUSA LGBTQIAP+

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Obervatório da Diversidade, edição e logotipo especial e filtro da inclusão são algumas das iniciativas do mercado da comunicação para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.

As agências AKQA, Cubocc, Dentsu, Gana, Grey, Mooc, Mutato, New Vegas, Publicis e Soko se uniram para fundar o Observatório da Diversidade na Propaganda, que visa unir o mercado em compromissos, metas e programas educativos para acelerar a inclusão deste grupo no mercado.

O jornal “O Globo publica nesta segunda-feira (28) uma edição especial com mudança temática de sua logomarca, criada pela BETC Havas, enquanto  a ID/TBWA, em parceria com o Arquivo da Propaganda, lança a campanha #FiltroDaInclusão, para relembrar marcas e profissionais fundamentais na construção de uma propaganda mais representativa no país.

Com o objetivo de garantir e ampliar a presença de pessoas LGBTQIAP+ no mercado brasileiro o Observatório da Diversidade visa dar visibilidade para a representação de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias, e, principalmente, destacar a participação desses profissionais na criação de conteúdos e espaços de decisão.

A ideia surgiu após a proposta da PL504 pela deputada paulista Marta Costa, que proíbe a publicidade, através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado.

“Para o mercado, a PL504 significou uma ameaça à liberdade de expressão mas, para a comunidade LGTBQIAP+, o que está em jogo é o direito de existir”, expica Ariel Nobre, publicitário, ativista e consultor responsável por conduzir a materialização da iniciativa.

Além das agências fundadoras, o Observatório conta também agências e entidades patrocinadoras e apoiadoras, como CB+P Brasil, IPG Mediabrands Brasil, Suno United Creators, Almap BBDO, África, Artplan, B&Partners, Brunch, MediaMonks + Circus, DPZ&T, FBiz, FCB Brasil, Gut, Ogilvy, SunsetDDB, Wieden+Kennedy, VMLY&R e WMcCann.

O jornal “O Globo”, por sua vez, publica sua edição especial vidando ampliar ainda mais as vozes da comunidade ao abordar pautas fundamentais da sociedade. A campanha criada pela BETC Havas, com o conceito “Se o orgulho LGBTQIAP+ não foi ouvido na Avenida mais famosa do Brasil esse ano, agora ele pode ser lido por todo o país”, inclui a inédita mudança de logomarca pela primeira vez em 95 anos de história.

O Filtro da Diversidade é um projeto que veio para ficar e tem como objetivo criar uma base de dados que proporciona uma leitura real da evolução da propaganda brasileira quando o assunto for representatividade LGBTQIA+, segundo Sthefan Ko, ECD da iD\TBWA.

O acesso ao filtro nas buscas do Arquivo da Propaganda será perene. A partir de agora, é possível localizar campanhas e iniciativas exclusivamente pelo tema LGBTQIA+ na plataforma de pesquisa, que mapeará marcas que já avançaram no tema e que servem de inspiração quando o assunto é diversidade.

“A comunidade LGBTQIA+ tem lutado por seu espaço e representatividade na sociedade, e não é diferente na propaganda. As campanhas que já existem precisam ser vistas, e as novas campanhas devem ser destacadas, e por isso essa iniciativa trará esta visibilidade e poderá abrir novos espaços para a efetiva participação da comunidade na comunicação brasileira”, completa Marcelo Carvalho, CEO do Arquivo da Propaganda.