Mercado

CENP MEIOS ESTREIA SEU RANKING

Publicado em

WMcCann lidera lista de 2020 baseada em um painel com 216 agências certificadas

O primeiro ranking de agências elaborado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão em como base dados do Sistema CENP-Meios, coletados ao longo de 2020 em um painel de 216 agências certificadas.

A divulgação não inclui valores e também respeita agências que não permitiram a exposição de seu nome (Veja o ranking completo).

Com liderança da WMcCann, o ranking tem na sequência a Africa, DPZ&T, VMLY&R e Leo Burnett no Top Five. Almap BBDO, Wunderman Thompson, Ogilvy e Lew’Lara completam o time das dez mais, sem a identificação da nona colocada.

Mario D’Andrea, presidente da Abap, entidade mantenedora do CENP, lembra que o mercado brasileiro de publicidade é um dos mais importantes do mundo. “Por isso, toda e qualquer régua que nos ajude a medir nossa atividade e dar dimensão do nosso negócio é sempre muito bem-vinda”, diz.

“O ranking do CENP-Meios é mais uma excelente contribuição para o mercado. Agora será possível a cada agência saber que posição ocupa em termos de compra de mídia em nome dos seus clientes e, mais importante, acompanhar seu desenvolvimento ao longo do tempo, à medida que novos rankings forem publicados”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

O CENP divulgou em 16 de março dados do painel CENP-Meios referentes ao investimento em mídia via agências de publicidade em 2020, da ordem de R$ 14,2 bilhões.

O sistema é possível graças ao compromisso e dedicação das agências participantes e das software houses AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS e iClips.

O CENP-Meios foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, com investimentos do próprio CENP e aprovação das suas entidades mantenedoras: Abap, Abert, ABMN, ABOOH, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro.