Produtoras

SANTA LANÇA ORÇAMENTO FRAGMENTADO

Publicado em

Ideia que começou a ser desenvolvida no ano passado e foi acelerada pela pandemia, API, novo modelo de negócios do mercado audiovisual foi lançado pela Santa Transmedia. Trata-se de serviço que oferece acesso descentralizado para cada área da produção, com contratos específicos e orçamentos customizados.

Além de aumentar entre 10% e 15% os gastos de produção de filmes publicitários, o chamado “Custo Covid”  também resultou na dispensa de muitos profissionais do setor.

O “Application Programming Interface”, ou  “Interface de Programação de Aplicativos”, proporciona a contratação separada de serviços, com objetivo de reduzir os orçamentos.

O formato da Santa /API oferece inteligência e mão de obra para cada área que envolve a produção: back office, produção executiva, pesquisa, direção, atendimento e pós-produção. Cada especialidade pode ser contratada separadamente e com orçamentos feitos dentro da plataforma.

Para garantir a qualidade de trabalho neste novo formato, além da vasta experiência, a Santa possui casting formado por profissionais multidisciplinares: diretores, roteiristas, produtores, atendimento e pesquisadores.

“Apesar de estarmos amadurecendo o conceito da Santa API desde de 2019, foi em 2020 que decidimos agilizar e colocar o serviço à disposição do mercado o quanto antes”, explica Sivo Green, diretor de operações.

Conforme ele detalha, o serviço é viável a qualquer tipo de conteúdo visual, independente da mídia onde será distribuído, com exceção, por enquanto, para longas metragens.

“Estamos fragmentando e abrindo o modo como gerenciamos uma produção, oferecendo a possibilidade dos profissionais, agências e anunciantes escolherem os serviços específicos que precisam”, afirma o diretor e CEO da Santa, Gustavo Gripe.

“No modelo tradicional, a produtora é responsável pela produção completa de um filme e assume a responsabilidade total pela realização. Na Santa/API os profissionais, as agências e os anunciantes são capazes de definir a estrutura de uma produção, contratando apenas os módulos necessários”, completa.

Com 48 profissionais habilitados para trabalhar neste novo modelo, a produtora realiza testes julho e alguns projetos começaram a ser orçados. Até agora, três deles foram realizados. “No futuro a plataforma vai conectar talentos além dos que temos na Santa, ampliando assim as oportunidades”, diz Gripe.

Na próxima quarta-feira (21), às 19 horas, no canal da Santa no Youtube e na página da produtora no Facebook, Gustavo Gripe fará uma live com convidados para discutir a fragmentação que o segmento está passando, desde a mídia até a produção, que é onde tudo toma forma.