Categorias Datas

GRUPO ALFA PERDE SEU INSPIRADOR

Publicado em
Faria: 9/11/1920-15/9/2020

O grupo Alfa, em comunicado assinado por Christophe Cadier, presidente do Conselho, Fabio Amorosino, presidente do conglomerado financeiro, e Beny Fiterman, presidente das empresas não financeiras, informou a morte do seu fundador Aloysio de Andrade Faria, ocorrida nesta terça-feira (15) em Jaguariúna, interior paulista, aos 99 anos de idade.

Banqueiro e empresário, Aloysio Faria nasceu em Belo Horizonte, em 9 de novembro de 1920. Formado em Medicina, não chegou a exercer a profissão. Com a morte do pai, Clemente Faria, se tornou banqueiro e transformou o antigo Banco da Lavoura de Minas Gerais no gigante Banco Real.

Em 1978 a instituição foi classificada com o quarto maior banco do país. Nessa mesma época Aloysio criou a rede de lojas de sorvetes La Basque e construiu o Hotel Transamérica, em São Paulo.

O grupo Alfa surgiu após a venda do Banco Real para o holandês ABN Amro. Formaram o novo conglomerado o Transamérica Expo Center, Banco Alfa, C&C Casa & Construção, rede de Hotéis Transamérica, La Basque, Agropalma e a rádio Transamérica.