Fotografia

MULHERES REAIS PARA PUBLICIDADE

Publicado em

Fotos de mulheres sem retoque, autênticas e prontas para uso comercial compõem o GuideBook lançado pela Getty Images em parceria com o movimento SeeHer.

A iniciativa visa mudar a imagem da mulher retratada pela propaganda e atende a missão de “Mover o Mundo com Imagens” da empresa líder global em comunicação visual.

O projeto de Getty Images e do movimento da Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos busca ajudar profissionais de marketing a selecionar conteúdo visual mais inclusivo na criação de campanhas.

O guia oferece dicas de pesquisa para palavras-chave e também uma seleção de imagens ousadas e diversificadas criadas em  torno de mulheres de gênero não‑binário.

De acordo com o CEO da Getty Images, Craig Peters, o potencial de um anúncio publicitário aumenta, caso esteja alinhado à realidade.

Estudo realizado em conjunto pela Unilever, J. Walter Thompson, Tivo Research e Edelman Intelligence, mostra que 55% das pessoas acreditam que as mulheres são retratadas negativamente na mídia. A pesquisa também revelou que 85% das mulheres acreditam que os anunciantes devem retratar o mundo real quando buscam representá-las.

“Profissionais de marketing e publicidade precisam olhar para esses números e sentir vontade de mudá-los. A Getty Images procura contribuir com essa busca, e o novo guia é uma das iniciativas que temos nesse sentido”, disse Craig Peters, CEO da empresa.

O material apresenta sugestões como “corpo verdadeiro” e “corpo positivo” para imagens que retratem corpos, “50‑59 anos de idade e apenas mulheres” e “mulher madura” para idade, e “LGBTQ+”, “Lésbica” e “Bisexualidade” para orientação sexual.

Uma recente pesquisa da Getty Images constatou que as palavras-chave “mulher empoderada” aumentaram em 138%, “poder feminino” em 133% e “inclusão” em 126% de 2018 a 2019.

O guia “Narrativas Visuais Inclusivas para Mulheres para Promover a Diversidade” pode ser baixado de forma gratuita e em português no site do Guidebook.