Fotografia

FOTOS LGBT GRÁTIS PARA CAMPANHAS DE NATAL

Publicado em

O Banco de Imagens Tem Que Ter, criado pelo coletivo gaúcho Viva Voz, está disponibilizando fotos exclusivas e gratuitas sobre o cotidiano LGBTQIA+ para campanhas de final de ano.

A ação acontece três meses depois do lançamento do primeiro banco de imagens LGBTQIA+. O projeto “Presente de Verdade” representa um manifesto pela representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas propagandas de Natal.

A coleção foi criada em parceria com alunos da ESPM Porto Alegre, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação. São 60 fotos autorais que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.

“A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família”, diz a fotógrafa Luísa Reverey.

A presença LGBTQIA+ na propaganda brasileira é quase nula e as poucas manifestações que fogem do padrão heteronormativo acabam, muitas vezes, reforçando estereótipos. Para Fernanda Sanchis, aluna da ESPM e uma das criadoras do projeto com Marcello Mognon e Eduardo Soligo, “as mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social, e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade”.

As fotografias estão disponíveis para download gratuito no site do projeto.