Cannes 2019

CAMPEÃO NA MÍDIA E EM CANNES

Publicado em

Goleiro que viralizou na Internet acumula prêmios com campanha de segurança no trânsito

Aderbar Melo dos Santos Neto, paraibano de Campina Grande, 29 anos, se tornou profissional há 9 e desde então joga no gol do Clube Athletico Paranaense. No campo, conquistou um campeonato regional, em 2016, e o título da Copa Sul Americana de 2018.

Nesse mesmo ano, porém, acabou campeão também na publicidade. Em 13 de maio do ano passado, minutos antes de começar a partida entre seu time e o Atlético Mineiro, foi flagrado mexendo no celular em pleno gramado.

Era uma campanha criada pela Tech and Soul para a Uber em referência ao Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito. E a ação vem rendendo prêmios para a agência e o anunciante desde então, especialmente nesta edição do Cannes Lions.

Até agora, o case “Distracted Goalkepper”, um alerta contra o uso de celular em situações que exigem atenção e segurança, como no volante ou na defesa do gol,  já conquistou nada menos do que 7 Leões no evento, sendo 2 de Prata e 5 de Bronze, nas áreas de Media, PR, Outdoor, Direct, Sport for Good e Brand Experience.

Esse sucesso deixa para trás até a suspensão de 1 partida que recebeu da CBF e a multa de R$ 50 mil aplicada ao time. Também faz esquecer que naquela partida o Athletico perdeu de virada para o xará mineiro e que o segundo gol foi um “presente” de Santos para o adversário (assista aqui).

A grande vitória nessa história, porém, é de uma agência que mal completou dois anos de operação e que além do Athletico Paranaense, atende o banco BTG Pactual, Locaweb, grupo de ensino Positivo, o Instituto Sou da Paz, e a Bienal, entre outras marcas.

Se lamentaram a derrota no jogo que proporcionou o case, os sócios Flavio Waiteman, Claudio Calim, Fernando Amino e Claudio Gora festejam o sucesso da criativa ação e a certeza de que, como afirmaram no início, realmente montaram uma agência que atua de uma forma diferente.