Fotografia

O BRASIL EM IMAGENS NA FRANÇA

Publicado em

Com o título “What is Going in Brazil?”, uma exposição coletiva de fotos sobre o país será realizada no verão de Paris durante o Festival Rencontres d’Arles.

A iniciativa é da plataforma Iandê (Nós em Tupi Guarani), criada em 2016 pela publicitária, diretora e fotógrafa Glaucia Nogueira, há 12 anos radicada na França, em parceria com Isabel Brossolette Branco, profissional de marketing franco-luso-brasileira, fundadora do site ParisMania e curadoria de Ioana Mello.

Objetivo é conquistar espaço para as questões brasileiras naquele país através da fotografia. O Rencontre d’Arles, um dos mais importantes festivais de fotografia do mundo, é um evento anual de verão criado em 1970 pelo fotógrafo de Arles Lucien Clergue, o escritor Michel Tournier e o historiador Jean-Maurice Rouquette.

Glaucia: questões para debates

A mineira Glaucia Nogueira iniciou sua carreira publicitária como redatora, tornou-se diretora de filmes com vários prêmios internacionais, mas nunca deixou de lado sua paixão pela fotografia.

A exposição “What is Going On in Brazil” será realizada a partir de 1º de julho em parceria com a Fundação Manuel Rivera-Ortiz dentro da exposição « What is Going On?

“O que está acontecendo no Brasil é uma questão constantemente levantada na Europa, após a eleição do presidente Jair Bolsonaro.Serve de base para reunir narrativas e provocar debates”, explica Glaucia.

A mostra terá trabalhos dos fotógrafos Ana Carolina Fernandes, Daniel Marenco, Dayan de Castro, Elsa Leydier, Felipe Fittipaldi, Fran Favero, Janine Moraes, Karime Xavier, Luiz Baltar, Pedro Kuperman, Shinji Nagabe e Simone Rodrigues.