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CONSUMIDOR É MÍDIA E FACEBOOK MESA DE BAR

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Hugo: "Resistir ao avanço atrasa a transformação"

As constantes mudanças de comportamento do público estimuladas pelas novas formas de seu relacionamento com marcas e produtos foi o tema da palestra de Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, na edição 2015 da BR ReWeek. O evento, que se encerra nesta quarta-feira (29) no Hotel Transamérica, em São Paulo, reúne quase 3 mil profissionais e executivos de empresas de Varejo do país. “Com 282,5 milhões de celulares e mais de 161 milhões de smartphones no Brasil, e suas possibilidades quase infinitas de acessos, já passou o tempo de enxergar o consumidor como um receptor de informação. O consumidor também produz e emite cada vez mais conteúdo, por isso, tem de ser visto como uma mídia, capaz de divulgar produtos, serviços e marcas”, disse Hugo. Para ele, porém, essa situação também envolve riscos a partir de críticas e reclamações, que devem ser avaliados diariamente. “Resistir a esses fatos só atrasa o processo de transformação”, afirmou. O presidente da Publicis, porém, lembrou que apesar da multiplicidade de plataformas de relacionamento, o ponto de venda continua sendo estratégico para os anunciantes, já que mais de 80% das decisões de compra ocorrem nesse local. Por isso, para ele é preciso que os varejistas reinventem o conceito tradicional de loja, e sugere que se leve em conta a necessidade de maior interatividade com o consumidor. Hugo lembrou que o famoso boca-a-boca, que durante 100 anos foi jogado para escanteio com o avanço do rádio e da TV, voltou ainda com mais força e amplitude com a internet e redes sociais. “O Facebook virou a maior mesa de bar do mundo, em que se fala de tudo, inclusive de marcas, produtos e serviços”, concluiu.