Sem categoria

UMA IDEIA SIMPLES, UMA GRANDE REALIZAÇÃO

Publicado em
Ferrentini: testemunha e protagonista

O que era uma ideia comercial para aproximar um jornal popular do mercado publicitário acabou se tornando um ícone do jornalismo especializado no Brasil. Seguramente, não existiriam hoje tantas publicações, sites e blogs dedicados à propaganda e ao marketing não fosse a história pioneira de Armando Ferrentini e sua coluna “Asteriscos”, que estreou em 21 de maio de 1965 no Diário Popular. Hoje “Propmark”, um semanário independente, a coluna ganhou páginas, virou caderno e circulou ainda em outros dois grandes jornais em sua trajetória, até o ano 2000, quando ganhou vida própria e individual. A ideia cresceu e gerou frutos, como o prêmio Colunistas e as revistas “Marketing” e “Propaganda”. O pioneirismo de Ferrentini também o levou a Cannes, para participar como primeiro jornalista brasileiro do setor do festival que então avaliava apenas comerciais e hoje cobre toda a indústria da comunicação, inclusive a digital. Em 50 anos, o “Propmark” assistiu praticamente toda a carreira internacional da publicidade nacional, que só voltou da Riviera francesa com um prêmio importante nos anos 70. Promissoras, as décadas de 80 e 90 revelaram para o mundo os maiores talentos da propaganda brasileira. Nos anos 2000, a consolidação da criatividade nacional rendeu ainda mais assuntos para o jornal. Ferrentini e seu jornal são testemunhas vivas dessa história de sucesso do mercado, de suas agências, produtoras, empresas de serviços, associações e inclusive da principal escola do setor, a ESPM, que lhe ofereceu homenagem pela data. O mesmo sucesso que o jornalista e publicitário atingiu com uma ideia que nasceu simples e se tornou a razão desta atividade, ou seja, a aproximação da imprensa especializada com o mercado publicitário.