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O BRASIL E A TECNOLOGIA NA COMUNICAÇÃO

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Castelo: 10 anos de experiência em Mobile

Com 15 anos de experiência na área digital e dez em Mobile Marketing, Marcelo Castelo, Head de Mobile e Operações da F.biz nos Estados Unidos, esteve na sede da agência em São Paulo esta semana para adiantar tendências do mercado para 2015. Baseado em Miami há dois anos, Castelo participa ativamente de eventos internacionais em vários países e ministra palestras sobre a atividade. Segundo ele, o Brasil, com a quinta maior base de smartphones do mundo, já ultrapassou a barreira tecnológica. “O país está preparado para utilizar qualquer aplicativo internacional. Opera com os mesmos aparelhos e também tem disponível a Internet 4G”, explicou. Como ele disse, o Brasil com 200 milhões de usuários da Internet, 150 milhões de telefones celulares e 90 milhões de smartphones, ainda usufrui de um custo baixo da Internet móvel, de cerca de R$ 1 por dia. O que motiva ainda anunciantes a explorarem esse meio é a implementação de wi-fi grátis nos grandes centros, como no transporte público de São Paulo e na orla do Rio de Janeiro. E como incentivar ainda mais as empresas a apostarem na publicidade digital? “Estabelecimentos comerciais norte-americanos oferecem Internet gratuita em troca de o usuário assistir um comercial de 30 segundos em seu smartphone, tablet ou notebook”, conta. Castelo falou também sobre a segurança de pagamentos via mobile, mais rápido, ágil e sem filas. O Head da F.biz também comentou sobre o recurso dos beacons, que permite localizar produtos dentro das lojas e utilizar cupons digitais de desconto. Finalizando, ele apresentou cases internacionais de sucesso no mundo digital. A rede de lojas de material de construção Home Depot, por exemplo, através de aplicativo presta informações sobre seus produtos e comentários de outros usuários. “Esse recurso evita que a empresa mantenha um grande número de funcionários nas lojas”, explicou. A American Airlines utiliza aplicativo que permite ao usuário fazer check-in, emitir o cartão de embarque, avisos sobre atraso no voo, mudança de portão de embarque e informação sobre a esteira  para recolher a bagagem. Castelo também comentou sobre a importância da geolocalização para desenvolvimento de negócios. “Identificar onde está o usuário, permite que as empresas forneçam informações precisas sobre endereços de seus serviços, o que facilita para o público e ainda transmite uma imagem favorável das marcas, gerando fidelidade”, concluiu.