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GFK OFICIALIZA CONCORRÊNCIA COM IBOPE

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Hausruckinger: mercado vibrante

A adesão de quatro das cinco maiores redes brasileiras de televisão aberta oficializa a concorrência na área de pesquisa de audiência entre o Ibope e a alemã GfK a partir de 2015. Com o aval do SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV ao contrato, na tarde desta segunda-feira (16), a empresa se compromete trazer ao país seu inovador serviço de medição de audiência. A tecnologia de ponta que a GfK trará ao Brasil permitirá aos clientes transformar dados e análises de resultados em decisões inteligentes. A amostragem será mais ampla do que a atualmente existente no país, incluindo transmissão via terrestre, cabo e por satélite. O serviço vai considerar não somente o conteúdo ao vivo, mas também o gravado. Os painéis de medição serão instalados em 6.000 domicílios em 15 cidades brasileiras, sendo que São Paulo terá 1.600 desses domicílios e o Rio de Janeiro 920. A oferta da GfK inclui resultados em tempo real em todas as cidades monitoradas e relatórios consolidados de um dia para o outro. “É com muito entusiasmo que anunciamos o acordo com quatro das principais emissoras do Brasil para trazer o nosso inovador serviço de medição de audiência a um dos mercados de televisão mais vibrantes do mundo”, declara Gerhard Hausruckinger, COO (Chief Operating Officer) e membro do Conselho de Gestão da GfK, responsável pelo setor de Consumer Choices. O contrato inicial, de mais de 100 milhões de dólares, tem validade de cinco anos, com o potencial de ampliação do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes. Com a expansão de seus negócios no Brasil, a GfK vai contratar cerca de 100 novos funcionários para o projeto de medição de audiência. A empresa está presente no país desde 2002 na área de pesquisa de mercado e é um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, com cerca de 13.000 funcionários em mais de 100 países.