Sem categoria

ABAP PROMETE MANUAL DE PRÁTICAS

Publicado em
Lara passou o comando para Marques

Deixando claro que vai fazer uma gestão de continuidade, principalmente em relação às três de Dalton Pastore e duas de Luiz Lara, Orlando Marques, novo presidente da ABAP, promete criar com a ABA um Manual de Práticas Comuns. Isso representa, na prática, uma orientação para associados das duas entidades sobre remuneração de agências e as concorrências predatórias. “Não posso obrigar agências a não entrar nesse tipo de processo, mas vamos ressaltar que existe uma relação obrigatória entre talento e valor. Tentaremos especialmente fazer com que as chamadas mesas de compra entendam isso”, disse o recém-empossado presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda. Segundo ele, por defender ferrenhamente a liberdade de expressão comercial, não poderia jamais exigir um determinado tipo de comportamento das agências sem interferir em sua independência empresarial. Orlando Marques assumiu a ABAP para cumprir um biênio e já afirma que não pretende passar desse período. Por isso não está preocupado com a realização do 6º Congresso do setor da comunicação. “Não tenho pressa nem medo. Mas esse evento por enquanto não consta de nossa pauta. Ele fez essas declarações ao lado de seu vice-presidente, Armando Strozenberg, e do diretor jurídico da entidade, Paulo Gomes. Quanto ao prometido Manual de Práticas, afirmou já ter iniciado conversações com João Batista Ciaco, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes. Outra questão levantada foi a participação da ABAP na polêmica entre anunciantes e produtoras sobre a entrega de material às emissoras. Paulo Gomes respondeu dizendo que mesmo após a realização do 2º Fórum Nacional da Produção, ainda não ficou claro o assunto Direitos Autorais. “Quando a entrega de material é física, fica explícito o direito autoral das produtoras. Mas quando passamos para o streaming, isso gera discussão”, disse ele. “Queremos é valorizar quem faz a propaganda, que é o nosso negócio. Por essa razão é que mesclamos a experiência com a juventude em nossa gestão. Trouxemos o Márcio Santoro e a Gal Barradas para nossos comitês para avaliar, por exemplo, a importância da Internet enquanto geradora de conteúdo. Também vamos contar com a juventude do Marcos Quintela no comando da regional São Paulo, o maior mercado publicitário do País”, concluiu Marques.  (responda à enqute ao lado sobre remuneração de serviços publicitários)