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ALIMENTAÇÃO MOVIMENTA 9 BILHÕES NAS RUAS

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Pesquisa realizada ao vivo pelos 2 mil e 500 funcionários do McCann Worldgroup na América Latina comprovou que o mercado de alimentação out of home movimenta anualmente 127 bilhões de dólares na região. No Brasil esse segmento também tem grande potencial econômico, estimando-se um movimento de 9 bilhões de reais. “O estudo confirma a percepção de que a rua é um lugar repleto de oportunidades para o consumo de produtos alimentícios, tanto do ponto de vista do posicionamento das marcas quanto das cifras movimentadas” conclui Aluísio Pinto, vp de Planejamento da WMcCann e coordenador da pesquisa no Brasil, que apresentou o resultado em São Paulo. O cálculo prevê que a população economicamente ativa, cerca de 177 milhões de pessoas nos países latino-americanos, apresente um gasto médio de 15 dólares por semana, ou 3 refeições rápidas, de até 30 minutos, no valor de 5 dólares cada. O projeto, que ganhou o nome de “Truth About Street”, foi desenvolvido no mês de maio em 25 cidades de 18 países da América Latina. A iniciativa envolveu todos os funcionários das empresas do grupo, dos gerentes aos office-boys. “Se nossa empresa usa verdades da cultura popular como sua principal matéria-prima, por que não reservar um dia para que absolutamente todos os nossos funcionários, do presidente ao auxiliar de finanças, saiam às ruas? Afinal, as verdades humanas vivem lá, não nos escritórios”, justifica Aloísio. As 4 mil e 200 entrevistas realizadas no eixo Rio­–São Paulo, por exemplo, permitiram estabelecer “10 Verdades” sobre o consumo da comida de rua nessas cidades: 1- As marcas são quase invisíveis; 2- Mover-se é preciso, comer é acessório; 3- Intimidade gera confiança; 4- A oferta deve ser simples e conveniente; 5- O que os olhos não vêem o estômago não sente; 6- A rua tem um tempero diferente; 7- Culpa (in)consciente; 8- Lei da compensação: uma balança “nutritiva”; 9- Excesso de informação, pouca compreensão; e 10- Bem-estar é sentir-se bem agora.