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INVESTIMENTO EM MÍDIA CRESCE 37%

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Lara: real impacto positivo

Painel CENP Meios indica que o investimento em propaganda de janeiro a setembro deste ano cresceu em 37% com relação ao mesmo período do ano passado. O estudo considerou números de 291 agências, sendo 239 matrizes e 52 filiais.

No total, a verba aplicada em propaganda no país atingiu R$ 12,2 bilhões. Por outro lado, ainda foi menor do que o apurado em 2019, antes da pandemia, no mesmo período.  (Aqui números completos)

A TV aberta continua liderando a pesquisa, com 50,5% da verba, enquanto a Internet se consolida na segunda posição, com 29,6%. A mídia exterior teve uma parcela de 8,1%, enquanto o cinema, em razão das regras de isolamento social não saiu do patamar 0%. A TV por assinatura registrou 5,4%, o rádio 4%, jornal 1,9% e revista 0,4%.

“Um mercado forte precisa conhecer seus números para medir o real impacto positivo que a publicidade traz para nossa economia”, diz Luiz Lara, novo presidente do CENP- Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

“Fica claro que, mesmo em tempos de pandemia, as marcas precisaram manter seu tom de voz, se fazerem presentes e estar lado dos consumidores. E as agências foram as grandes emuladoras criativas junto aos anunciantes, veículos e os novos elos digitais, que juntos, fizeram e fazem a roda da economia girar”, completou.

Dudu Godoy, 1º vice-presidente do Cenp, comemorou o salto no universo de agências participantes do Cenp-Meios. “Nesta mesma época, no ano passado, contávamos com painel de 217 agências”, diz ele. “Uma indústria forte, como a publicitária, precisa de dados confiáveis e que reflitam a realidade”, afirmou.

Já Salles Neto, fundador do Grupo M&M e coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios, lembrou que o painel só é possível graças ao compromisso das agências de publicidade participantes e das empresas AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, IClips e Operand, que fornecem software que permite o funcionamento do sistema.