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VELHOS PROBLEMAS, NOVAS SOLUÇÕES

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Divulgação/Colégio Bandeirantes

Através de uma maratona de criatividade, inovação e experimentação, alunos do 1º ano do ensino médio do tradicional Colégio Bandeirantes, de São Paulo, apresentaram uma série de ideias para minimizar o problema da mobilidade urbana na metrópole.

O evento Be Innovative and Produce Something New, ou “Beinprosone”, nasceu na escola há quatro anos e é realizado em um final de semana sob a coordenação do professor José Ricardo de Almeida, da cadeira de Química.

A ação ganhou campanha publicitária da instituição, criada pela agência 35, composta por um comercial para a TV por assinatura (assista abaixo) e um minidocumentário de 2 minutos exibido na plataforma Flix Channel nas salas de cinema das redes Cinemark, Cinépolis e Kinoplex da capital paulista, além de mídia digital e impressa. As peças seguem o conceito “Quem vive para ensinar nunca pode parar de aprender”.

A partir do briefing proposto em explanação de Mauro Cagliari, membro do Conselho Participativo Municipal da prefeitura paulistana, seis grupos de alunos desenvolveram projetos de mobilidade urbana.

“Me impressionou o fato de jovens de 13, 14 anos, pensarem em soluções utilizando intensamente a tecnologia, uma linguagem inerente à idade”, explica o professor Ricardo Almeida.

Entre as ideias apresentadas, uma rede de barcos movidos por energia solar e interligados por internet 5G, navegando pelos rios da capital no transporte de passageiros. A utilização do transporte fluvial, aliás, é um objetivo antigo dos poderes públicos, atualmente empenhados em recuperar os leitos do Pinheiros e do Tietê.

Outro projeto propõe a utilização de sensores em semáforos inteligentes, visando desafogar o trânsito em mãos de direção específica conforme a demanda do tráfego.

Para Astério Segundo, CCO da 35, “criar uma campanha para um colégio é diferente de criar para um produto. Ninguém escolhe uma escola influenciado pela publicidade, mas pelas pessoas que ela é capaz de formar. Por isso esse trabalho não é uma mera campanha, e sim uma lente de aumento que leva o público para dentro do Band e apresenta toda a sua capacidade de criar o que há de mais valioso em educação”. Além dos filmes, a campanha estará presente também na mídia digital e impressa. A 35 é a agência do Bandeirantes desde janeiro de 2019.

Criação de Astério e Enio Kawahara. Consultoria de Produção de Iracema Nogueira, produtora Grupo Canta com direção de Zé Proença e fotografia de Ricardo Birrer, Vanessa Crepaldi e iStock. Aprovação de Ricardo Aguirre e Vanessa Crepaldi.

 

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