Ação Social
INSTITUTO QUESTIONA PRIMEIROS E ÚNICOS
Publicado emCampanha da Artplan para o Instituto Geledés quer sucessores negros em cargos de liderança
No Mês da Consciência Negra, o Geledés – Instituto da Mulher Negra lança a campanha “Quem Vem Depois?”, criada pela Artplan, com a provocação “por que, ainda hoje, tantas pessoas negras continuam sendo as “primeiras e únicas” em seus espaços de poder?”
A ação celebra pioneiros como Joaquim Barbosa, Benedita da Silva, Sônia Guimarães, Ana Maria Gonçalves e Nilo Peçanha, entre outros nomes que abriram caminhos, mas que seguem sem continuidade em suas áreas.
Primeira senadora negra do Brasil, governadora do Rio de Janeiro e atual deputada federal, Benedita da Silva é um dos ícones da campanha.
O Geledés atua, desde 1988, por meio de ações políticas e sociais voltadas para a questão racial, as questões de gênero e as implicações desses temas nos direitos humanos, educação, saúde, comunicação, mercado de trabalho, pesquisa acadêmica e políticas públicas.
Na questão racial, soma-se às lutas dos movimentos negros pela criminalização efetiva do racismo e da discriminação racial em suas múltiplas manifestações na sociedade brasileira.
Com apoio de personalidades como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga, Jacira Doce, Rodrigo França e Kemla Baptista, a campanha amplia a discussão sobre o racismo estrutural e a falta de representatividade nos espaços de decisão.
“Não se trata de falta de competência, mas da persistência de um sistema que bloqueia a ascensão e o avanço contínuo da população negra”, afirma Sueli Carneiro, cofundadora do Geledés.
Presente em peças digitais, rádios e OOH, “Quem Vem Depois” é um chamado à ação, visando garantir que os pioneiros de hoje não permaneçam sozinhos em seus feitos.
Criação de Thiago Diniz, Gustavo Dois e Yan Viana, com direção criativa de Gustavo Tirre e direção geral de Duda Moncalvo, Rafael Gil, Rodrigo Almeida e Marcello Noronha. Áudio do Estúdio Muzak, com direção musical de Luccas Maia.
Aprovação de Sueli Carneiro, Iradj Eghrari, Natália Carneiro e Semayat Oliveira.
