Memória
O ADEUS A SERGIO AMADO
Publicado emUm dos primeiros baianos a se juntar aos grandes centros e elevar o nível da propaganda do país
Nossa última conversa foi em julho. Ele ainda tinha projetos. Era uma espécie de guru da nova agência Califórnia, criada em Salvador pelos irmãos Fabio e Bruno Duarte e hoje com escritórios em São Paulo, Rio e Fortaleza.
Em dezembro do ano passado a última entrevista para este Blog. Em uma matéria sobre os talentos migrantes que impulsionaram a propaganda brasileira, falou pelos baianos.
Sergio Amado faleceu neste sábado (4) em São Paulo. Marcou sua trajetória em 20 anos comandando a Ogilvy, de 1997 a 2017, até passar o bastão para Luiz Fernando Musa.
Natural de Salvador, onde nasceu em 5 de fevereiro de 1948, se formou em Jornalista, Ciências Sociais e História. Na publicidade, como redator começou na Vox Propaganda e em seguida seguiu para a filial baiana da da Standard Ogilvy & Mather.
No ano de 1990 já se destacava no cenário nacional com a DS 2000, agência resultante da fusão da sua Divisão Associados com a Engenho, virando a D&E.
Sergio Amado chegou a São Paulo em 1991como sócio da Denison, comprada pela Ogilvy, da qual se tornou o principal dirigente. Também foi presidente da Abap entre 2001 e 2003.
