Datas

UNICEF LANÇA O AMIGO INVISÍVEL

Publicado em

Novo mascote Unicefito estrela campanha que comemora 75 anos do órgão no Brasil

Criado em 1946 com sede em Nova York, o Fundo das Nações Unidas para a Infância está comemorando 75 anos no Brasil.

Como parte das comemorações no país e aproveitando o início do mês das Crianças, a Unicef apresenta ao público seu novo mascote Unicefito, criado pela agência Africa.

O personagem Amigo Invisível é o protagonista de campanha da UNICEF para mostrar que o trabalho silencioso da entidade é por outro lado fundamental, com impacto em milhares de crianças.

Seguindo a cor azul cyan, marca registrada do UNICEF, o personagem surge como um amigo invisível, que acompanha uma menina em momentos importantes do seu dia a dia, da sala de aula ao posto de saúde, do diálogo com o conselho tutelar à convivência com outras crianças.

O Unicefito é a materialização simbólica da presença do UNICEF no Brasil. Por meio de seus funcionários e parceiros, a organização trabalha diariamente junto a agentes públicos de 2.266 municípios e 9 capitais, onde vivem mais 24 milhões de crianças e adolescentes, para que cada menina e menino tenha seus direitos assegurados. 

A campanha reforça o conceito “Onde quase ninguém vê, o UNICEF está há 75 anos”, destacando a atuação da organização em territórios vulneráveis e o impacto real de suas ações em comunidades quase invisíveis.  

“O UNICEF está no Brasil desde 1950, trabalhando nos bastidores, lá na ponta, junto com os agentes públicos, para garantir que cada criança e adolescente possa ir para a escola e aprender, crescer de forma saudável, ser protegido contra as violências, viver em um planeta sustentável, com água, saneamento e higiene, e ter acesso a boas políticas públicas”, explica Joaquin Gonzalez-Aleman, Representante do UNICEF no Brasil.   

“O Unicefito é uma forma sensível e criativa de mostrar que o UNICEF está presente de maneira contínua e transformadora na vida das crianças. Mesmo que muitas vezes não seja visto, seu impacto é real e constante”, afirma Sergio Gordilho, CCO da Africa Creative. 

Quando o UNICEF iniciou suas atividades no País, em 1950, a infância brasileira era marcada por altos índices de mortalidade infantil e baixa cobertura vacinal, o acesso à escola ainda não era para todos e havia muitos desafios.   

Criação de Caio Verçosa, Mateus Souza e Cristine Costa, com direção geral criativa de Angerson Vieira e Sergio Gordilho.

Direção de cena de Ferrari e Passaro e animação de Paulo Eduardo Cezareto Passaro. Áudio da Antfood Music & Sound Design, com produção de Renato Castro e Christiane Rachel e direção musical de Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago.

Aprovação de Camilo Leon, Ericka Galindo de Marina Massote de Moura e Sousa.