Marcas
99 FOOD PROVOCA E OFERECE VANTAGENS
Publicado emNovo app de delivery mostra Taxômetro da concorrente e benefícios a clientes e entregadores
Campanha de lançamento do aplicativo 99Food, que começou a operar nesta terça-feira (12) em São Paulo, começou um dia antes com provocação à atual líder do segmento.
A empresa veiculou painéis em edifícios da capital com um taxômetro que expõe o valor cobrado por dia em taxas pela dominante plataforma de delivery.
Nas redes sociais, com bom humor, a marca respondeu a clientes insatisfeitos de delivery para apresentar a nova opção de entrega de comida.
Parte de um investimento de R$ 500 milhões da 99Food para São Paulo, a ativação confirma sua chegada à cidade e também seu posicionamento como marca disposta a romper com um modelo concentrado, propondo um novo equilíbrio ao setor.
Além de confrontar práticas abusivas, a marca aposta em um modelo com preços mais justos para toda a cadeia, devolvendo o poder econômico a quem realmente movimenta o mercado, restaurantes e entregadores, oferecendo oferta mais acessível de comida para os consumidores finais.
“A cidade viu os números, agora é hora de enxergar a mudança. A entrada da 99Food em São Paulo representa a força de um movimento que não aceita mais práticas abusivas. Estamos aqui para promover mudança, devolvendo margem para os restaurantes, segurança para os entregadores e preços justos para os consumidores”, diz Bruno Rossini, diretor sênior de Comunicação da 99Food.
Para os restaurantes, a 99Food elimina as taxas de comissão pelos primeiros 12 meses, permitindo que eles mantenham uma fatia muito maior do lucro por pedido. Além disso, a plataforma pratica taxas de entrega mais baixas do que os concorrentes, o que pode levar a preços mais acessíveis para o consumidor.
“Quando pagamos tantas taxas embutidas nos pedidos de delivery, fica uma sensação de que alguém comeu um pedaço da nossa comida. Com o taxômetro, não apenas damos luz a essa verdade indigesta, como cutucamos de forma esperta mostrando que o “I” da concorrência deveria ser percebido como “Aaai””, explica Adriano Abdalla, Chief Creative Officer da PROS.
Para os entregadores, a proposta é de ganhos mais atrativos, com possibilidade de faturamento diário de até R$250, ao combinar diferentes modalidades. Eles também têm autonomia para escolher seus horários de trabalho, o que permite usar a 99Food como principal fonte de renda ou complemento.
Já os consumidores se beneficiam de forma direta. A isenção de comissão para restaurantes e taxas de entrega mais competitivas resultam em preços mais baixos na ponta. Na 99Food, os restaurantes praticam os mesmos preços dos ofertados no salão.
Ativação bem servida de humor e provocação, também nas redes sociais Antes do taxômetro, a 99Food movimentou as redes com a ativação “Respostas Bem Servidas”, criada em uma colaboração do Estúdio Criativo 99 e a pela agência de conteúdo Eyxo. A proposta foi reunir mais de duzentos tweets com críticas à concorrência e respondê-los com mensagens diretas, bem-humoradas e provocativas.
As respostas mais marcantes saíram do digital e foram levadas para as ruas em uma estratégia de mídia liderada pela CP+B, que ocupou quase 400 faces digitais em São Paulo, entre abrigos de ônibus, relógios de rua e painéis nas principais linhas do metrô.
Criação de Bruno Couto, Gastão Moreira e Vitor Martins, com direção criativa de Pedro Capellão, Head de Arte Julian Akinaga e direção geral de Adriano Abdalla. Projeção da Visual Farm. Aprovação de Bruno Rossini, Juliana Monteiro e Renata Paixão.