Ação Social

OSSOS QUEBRADOS INSPIRAM “A HORA DELAS”

Publicado em

Projeto lançado pelo time do Botafogo em 2022 tem nova ação indicando violência contra mulheres

O Botafogo disputou neste domingo partida contra o Cruzeiro com uniforme estampando na camisa a numeração dos atletas inspirada em radiografias de ossos fraturados por agressões físicas.

A ação “Números Quebrados” criada pela agência Owly, integra o projeto “A Hora Delas”, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem como objetivo chamar a atenção, de forma impactante, para a violência contra a mulher.

Lançado em 2022 pelo clube, “A Hora Delas” visa dar voz ativa, presença e espaço para todas as mulheres no ambiente esportivo, proporcionando uma vivência mais segura e acolhedora para torcedoras, atletas e funcionárias do Botafogo.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, uma mulher é vítima de violência no Brasil a cada dois minutos. “A Hora Delas” busca ampliar o protagonismo feminino dentro e fora do futebol.

“Criamos o projeto A Hora Delas para ampliar o protagonismo feminino e dar voz às mulheres, dentro e fora do futebol. No mês do Agosto Lilás, levamos essa luta para o campo com a campanha Números Quebrados, uma mensagem urgente e necessária”, diz Paula Young, Head de Ativações da SAF Botafogo e idealizadora do projeto A Hora Delas.

Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“Neste jogo, os números nas costas não representaram apenas os nossos jogadores, eles também carregaram a dor de milhares de mulheres. É uma forma de dar visibilidade ao que tantas vezes é invisível”, afirma a executiva.

A proposta de usar os números das camisas como alerta visual foi desenvolvida com o objetivo de transformar o uniforme em um símbolo de empatia, conscientização e combate à violência contra a mulher.

“Transformamos os números, um dos maiores símbolos do futebol, em um grito visual. Essa campanha fala por todas as mulheres que já foram caladas mesmo diante de tanta dor e medo. Quisemos que ao olhar para a camisa, os torcedores também se voltassem para essa causa que é tão urgente. E desejamos que essa ação inspire clubes, torcidas e toda a sociedade a não ignorarem mais os números da violência contra a mulher”, explica Aline Alves, diretora da agência Owly.

As camisas utilizadas pelos atletas serão leiloadas pela plataforma internacional Match Worn Shirt, com 100% da renda revertida para projetos que atuam diretamente na prevenção e combate ao feminicídio.