Campanhas
MIZUNO CELEBRA COM FUTEBOL RAIZ
Publicado emNos 40 anos da chuteira Morelia, marca lança novo modelo com campanha global
Criada e produzida por brasileiros, a japonesa Mizuno de 117 anos apresenta campanha global em comemoração à chuteira Morelia, lançada em 1985.
A ação também anuncia a nova Prophecy Morelia, numa fusão entre chuteira e o tênis da marca, lançado em 2011.
A campanha “The Game of Quebrada” também faz uma homenagem ao futebol raiz, dos campos de terra e da paixão coletiva, conectando com a rua e a autenticidade criativa.
O projeto exalta o berço do futebol nacional, onde o jogo nasce com alma, improviso e talento e a história da Morelia, uma chuteira criada em parceria com um brasileiro, e ao valor simbólico que o Prophecy adquiriu como ícone da cultura urbana no país.
Com estratégia e produção da agência de Conteúdo brasileira Buena Onda e direção criativa de Samir Bertoli e a diretora de cena Fernanda Souza Correrua, o manifesto “The Game of Quebrada” celebra a esquina entre cultura periférica e futebol, transformando o campinho de futebol no centro simbólico da ação.
“Quis mostrar a potência da cultura da periferia paulista que eu vivo, mas sem recorrer aos estereótipos. Trouxe afeto, memória e uma estética nossa, construída com cuidado e verdade. Eu já tinha algumas ideias e isso se casou com o que a Mizuno me deu como missão”, diz Fernanda.
“Cresci na periferia e fazer isso como mulher, como diretora criativa de uma campanha global, é também ocupar um lugar que ainda precisa ser mais nosso. No dia do set, algumas pessoas da comunidade ficaram admiradas ao ver que quem estava orquestrando o dia era uma mina, negra e de Pro1 no pé. Isso diz muito sobre o impacto internacional, pois vamos quebrar barreiras e ver mulheres como eu com respeito”, completa.
“A quebrada não é só cenário, é quem joga. O campo é extensão dela — onde a vida acontece, onde o futebol é verdadeiro. A chuteira se torna linguagem e o esporte, resistência. É sobre o jogo jogado nos campos de terra, nas arquibancadas improvisadas, nos olhares de quem torce pela própria comunidade”, afirma Bertoli.
“Respeitar o passado, construir o presente e apontar para o futuro, dentro e fora dos gramados é o posicionamento da marca”, explica Rafael Santos, gerente de Marketing da Mizuno Brasil.
Direção criativa de Samir Bertoli e Fernanda Souza Correrua, fotografia de Ernesto Andrade e Amanda Adász, e produção executiva de Mauricio Oliveira, Mark Daniel e Georgea Wendling. Aprovação de Rafael Santos, Valéria Vetorazzi, Giulia Mutto e Chris Alders.