Ação Social
HOMEM-LIXO VOLTA PRA CONSCIENTIZAR
Publicado emPersonagem criado em 2022 continua sua luta por uma cidade limpa
Em nova fase, a campanha da agência Ampla para a prefeitura de Recife traz de volta o Homem-Lixo pra mostrar que tudo o que é descartado de forma incorreta volta para atingir o infrator.
A estratégia inclui dois filmes e aposta mais uma vez no humor e em situações absurdas ao abordar o sério problema do impacto do descarte irregular de resíduos no sistema de drenagem da cidade.
A proposta é provocar identificação, gerar conversas e, principalmente, transformar comportamentos. Além do já conhecido Homem-lixo, traz um novo personagem, o Pinto no Lixo.
Até junho de 2025, mais de 22 mil toneladas de lixo foram removidas dos canais da cidade. Com sensibilidade e humor a campanha visa provocar reflexão e mudança de hábitos que impactam o sistema de drenagem urbana e a qualidade de vida da população.
Com o título “A Origem”, o primeiro dos dois filmes da campanha conta como surgiu o personagem que virou marca registrada da educação ambiental no Recife, com linguagem cinematográfica.
Em um flashback, o público descobre em “A Origem” como surgiu o Homem-Lixo. Ele narra sua transformação e convida o público a imaginar: “e se isso acontecesse com você?”. A mensagem reforçada é de que parte do lixo que jogamos na rua volta para nós e, muitas vezes, em forma de alagamento, entupimento ou doença.
Já o segundo filme apresenta o Pinto-no-Lixo, uma ave sem noção que se diverte entre entulhos e resíduos descartados em local indevido. O Homem-Lixo, indignado, encara o papel de “agente da ordem”, lembrando o público de que, apesar da atuação da Prefeitura, a responsabilidade também é de cada cidadão.
Em 2024, a campanha do Homem-Lixo foi premiada por sua criatividade e impacto social no Prêmio Profissionais do Ano (PPA).
Além dos dois filmes, a estratégia abrange conteúdos exclusivos para redes sociais, OOH, peças de backbus, revista e presença em portais de notícias.
Criação de Betinho Montenegro e Alvides Bandeira, com direção criativa Lenivaldo Leni e Thiago Pitt e direção geral de Manuel Cavalcanti.
Produção da Urso Filmes, com direção de Gus Arruda. Áudio da Muzak, com produção de Ed Staudinger e Joana Saint’Anna.
Aprovação de Danielle Lima, Ana Braga, Igor Gazatti e Flávia Lemos.