Inspiração
GELOL E HOMENAGEM A WASHINGTON OLIVETTO
Publicado emImpactado por um comercial de futebol na infância, publicitário fundou tempos depois uma plataforma de torneios para crianças e adolescentes
O ano era 1982 e o Brasil iniciava sua trajetória para alcançar o topo da propaganda mundial. Em Cannes, Leões começavam a ser destinados a trabalhos de algumas agências como a DPZ, que já tinha em seu elenco o “Golden Boy” da publicidade nacional.
Mas o setor também apontava algumas revelações fora do eixo Rio-São Paulo, especialmente da Bahia, que se revelou depois um grande celeiro de talentos criativos.
O menino Rafael se impressionou com o comercial “Não basta ser pai, tem que participar”, de Gelol, criado por Duda Mendonça, e começou aí a pensar em se tornar publicitário.
Sua carreira profissional começou em 2004 como diretor de Atendimento da agência D+, do grupo Total. Em 2009 fundou a sua agência Wonderland. Antes trabalhou no grupo PPR, foi sócio da 407 e atuou também como diretor da Talent.
Em 2016 Rafael Barajas lançou a plataforma Play FC, promotora de campeonato de futebol de escolas para jovens e adolescentes entre 7 e 17 anos.
Em sua última edição, a competição já chegou a reunir 48 Escolas de São Paulo, 128 times, 2 mil e 200 jogadores divididos em 9 categorias, e mais de 6 mil familiares por rodada assistindo.
Neste vídeo ele fala das campanhas que também impactaram sua carreira, como o “Esquecido” do Posto Ipiranga, de 1996, do comercial ”Mulheres”, da Kombi, de 97, e da série “Não é assim uma Brastemp”, de1 992, antes de prestar uma homenagem ao maior publicitário brasileiro, Washington Olivetto.
Veja o vídeo produzido e editado pela Other Filmes.