Ação Social
LEVANTE A CAMISA. E A CABEÇA TAMBÉM
Publicado emGrupo cultural lança camiseta contra o preconceito em abordagens
Contra o preconceito em abordagens, que ocorrem 4,5 vezes mais com pessoas pretas, muitas vezes acompanhadas de violência física, verbal ou psicológica, o AfroReggae lança a campanha “Estampa do Respeito”. O número é do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
A iniciativa tem como elemento principal uma camiseta que vai além do vestuário, se tornando uma poderosa declaração de identidade.
O projeto é uma colaboração entre o AfroReggae e a Artplan, com o apoio de entidades renomadas como a Pipe Content House, marca brasileira que há 18 anos leva para as roupas a estampa e mensagem do que acredita, e a Brother do Brasil, uma das maiores marcas mundiais no mercado de impressão.
O grupo cultural AfroReggae, organização não governamental, foi fundado em 1993 no bairro de Vigário Geral, Rio de Janeiro, com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da arte, da cultura afro-brasileira e da educação.
A camiseta possui a palavra “Trabalhador” ou “Trabalhadora” estampada na frente, mas é seu interior que traz a mensagem mais forte: um documento de identidade impresso do lado de dentro. Essa funcionalidade permite que, em uma abordagem, o indivíduo possa rapidamente levantar a camiseta e revelar quem realmente é, de maneira digna e segura.
O filme da campanha, envolto em um ambiente sombrio iluminado pelas luzes dos giroflex, mostra rostos de pessoas negras subitamente iluminados durante uma abordagem, culminando na revelação da Identidade através da “Estampa do Respeito”, como um símbolo de orgulho e resistência.
A campanha também conta com o engajamento de influenciadores e artistas como Sara Mara, Negra Li e Vitin, que usam e divulgam a camiseta, ampliando a discussão sobre racismo estrutural e a importância da identidade visual em contextos de abordagem.
“Não é só sobre vestir a camisa, mas principalmente chamar a atenção para a violência e discriminação que a população negra enfrenta diariamente. Esta iniciativa destaca o compromisso de 30 anos do AfroReggae com a inclusão e a justiça social. Não estamos falando apenas de uma peça de roupa, mas de uma proposta de abrir o diálogo como ferramenta que pode provocar a transformação e proteger vidas negras”, diz Debora Moura, Head de Diversidade e Inclusão da Artplan.
Criação de Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Pedro Chaves e Gabriel Gil, com direção criativa de Marcello Noronha, Felippe Mendonça e Eric Ribeiro, direção executiva de Ana Paula Sanchez e direção geral de Criação de Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida.
Produção do A-Lab, com direção de Filipe Chulam, fotografia de Rudy Huhold e produção executiva de Teca Vilaça. Áudio do Blend Audio, com direção de Renan Corso, direção musical de Flavio Marchesin e produção executiva de Edu Bernardo.