Cannes 2026

FRANÇA É COUNTRY OF THE YEAR 2026

Publicado em

Publicidade do país surpreendeu com campanha “Three Words” da Publicis para AXA Seguradora

“Three Words: Titanium Lions 2025

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou que a França será reconhecida como o País Criativo do Ano de 2026 durante a 73ª edição do evento, entre 22 a 26 de junho.

O Brasil foi eleito o primeiro Creative Country of The Year no Cannes Lions 2025. A escolha a longa dedicação da França à criatividade em publicidade, moda, artesanato, tecnologia, cultura e comércio.

No ano passado, o país terminou o Cannes Lions na quarta posição atrás dos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido. A campanha “Três Palavras”, da Publicis para a companhia de seguros AXA, conquistou 3 Grand Prix, em Titanium, Creative Business Transformation e Direct, além de 2 Ouros e 1 Bronze.

A seguradora francesa ajustou a linguagem de suas apólices de seguro residencial para proteger vítimas de violência doméstica, garantindo a realocação emergencial para vítimas de incêndios e inundações, acrescentando também “e violência doméstica” (assista abaixo).

“A França é um país com uma produção criativa excepcional. Seu rico patrimônio criativo e o excelente desempenho no Cannes Lions refletem uma nação que entende que a criatividade é um ativo econômico estratégico capaz de impulsionar o progresso. Desde 2020, o governo francês investiu € 10 bilhões em financiamento para mais de 20.000 empresas criativas, e suas indústrias culturais e criativas geram € 92 bilhões em receita anual”, diz Simon Cook, CEO do Cannes Lions.

“No cenário global do Cannes Lions, a França tem figurado consistentemente entre os 10 países com melhor desempenho, tendo alcançado o 4º lugar no ano passado. Cannes é a sede permanente do Festival desde 1984, e o espírito dessa cultura e criatividade tão especiais está intrinsecamente ligado ao Cannes Lions”, completa.

Como parte desse reconhecimento, o Festival de 2026 contará com mostras criativas francesas, eventos comemorativos, palestras dedicadas e ativações lideradas por franceses, incluindo um evento de networking, reunindo a comunidade francesa e global para celebrar a conquista

“Este reconhecimento tem um significado especial para nós, dadas as ligações indissociáveis ​​entre o Cannes Lions e a França, não apenas pela longa história do Festival com Cannes, mas também pelo ecossistema criativo que ele ajudou a promover por décadas. O DNA criativo da França também está no centro do France 2030, um importante plano nacional de investimentos concebido para ajudar a França a reduzir seu déficit industrial, posicionando o país na vanguarda da produção de conteúdo cultural e criativo e de tecnologias imersivas”, afirma David Lisnard, prefeito de Cannes.

Após conquistar seu primeiro Leão no Festival de 1954 com o Sabonete Camay, a França ganhou seu primeiro Grand Prix com o Vins du Postillon em 1955. Até hoje, a França recebeu o impressionante número de 1603 Leões e 39 Grands Prix.

Ao longo dos anos, o Cannes Lions recebeu mais de 250 profissionais da França como jurados das diversas categorias, sendo 18 delas presidentes de júri.