Prêmios
FESTIVAL DO SINAPRO PREMIA 17 AGÊNCIAS
Publicado emAvesso de Pernambuco lidera ranking e Bolero do Ceará conquista único Grand Prix
A 1ª edição do Festival Nacional promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda entregou o troféu Caramelo a 36 campanhas de 17 agências do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, que participaram do evento.
A premiação avaliou 12 categorias dos principais formatos de comunicação, como TV/Cinema, Digital, Design, OOH e Promoção.
A cerimônia de premiação foi realizada no final de dezembro de forma online e o festival visa incentivar, reconhecer e enaltecer a criatividade das agências de propaganda no Brasil.
O ranking das 5 agências mais premiadas teve a Avesso (PE), Bolero (CE), Ampla (PE) 80 20 Marketing (MS) e Art&C (RN).
O único Grand Prix concedido, na categoria Impresso, foi conquistado pela Bolero Comunicação (CE), com a campanha Brasil Distópico, criada para a Mídia Ninja.
A campanha, lançada em 2022, utiliza a estética de colagem em uma série de anúncios impressos e digitais para retratar a conjuntura social e política “surreal” do Brasil na época, que a agência descreveu como uma “onda de distopia”.
As peças abordam temas contemporâneos por meio de títulos como “Pino”, “A Queda”, “Passado” e “Unfollow”, e foram reconhecidas por seu impacto e criatividade em diversos prêmios, incluindo o 47º Anuário do Clube de Criação e o Prêmio Colunistas Norte e Nordeste.
A lista completa das agências premiadas, categorias e respectivas campanhas pode ser conferida no site oficial da premiação:
Link
Para 2026, o Festival já tem confirmada uma abrangência maior, com a participação de campanhas de Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul, avançando na proposta de alcançar, gradualmente, agências de todo o território nacional associadas a um Sinapro.
O grande símbolo da premiação é o “Troféu Cachorro Caramelo”, ícone da cultura brasileira que representa diversidade, criatividade e resiliência — valores que refletem a essência da propaganda nacional.
“O Festival se confirma como uma plataforma estratégica de valorização do talento brasileiro, conectando os mercados regionais e mostrando os melhores trabalhos que estão sendo desenvolvidos localmente”, diz Ana Celina Bueno, presidente da Fenapro, ao destacar que “a iniciativa da premiação contribui para fortalecer o ecossistema da comunicação no País”.

