Inspiração
“A PROPAGANDA TAMBÉM ME CONQUISTOU”
Publicado emRepórter policial em início de carreira, atuo há mais de 30 anos no jornalismo publicitário
Em meio às reportagens policiais no “Diário da Noite”, no início de minha vida profissional, aceitava o frila que aparecesse para reforçar o orçamento pré-casamento.
Um deles foi para fazer uma entrevista de última hora em Salvador, Bahia, com um publicitário que havia encantado o país com sua campanha “Não basta ser pai, tem que participar” para Gelol.
Do papo e almoço com Duda Mendonça na capital baiana, além do material entregue ao “Propmark” no prazo, restou também uma admiração por aquela atividade criativa.
Desse primeiro contato com o jornalismo publicitário surgiu também o convite para me tornar efetivo na equipe do semanário. E como consequência, nasceu aí a paixão por esse mundo de campanhas, comerciais e ações de Marketing.
E nesses mais de 30 anos, lembro de trabalhos que foram, no começo dessa trajetória, ampliando a certeza de estar no caminho certo.
Além de Gelol e xampu Playboy, também me impressionou um comercial de Duda Mendonça para o guaraná Antarctica com o argentino Diego Maradona vestindo, em sonho ou pesadelo, a camisa da seleção brasileira.
Outro filme que me impressionou foi na minha estreia em Cannes, em 1991, o último ano em que o festival se dedicou exclusivamente aos comerciais.
Considero o Grand Prix “Le lion et la lionne”, da Ogilvy Paris para água Perrier, uma obra prima da publicidade, com direção assinada por Jean Paul Goude.
Um comercial que não precisou de palavras, com imagens suficientes para valer mil delas.
Decidi dar esse depoimento para a seção “Inspiração”, que lancei em janeiro de 2024, na comemoração do centésimo vídeo, encerrando a primeira temporada.
Contei com apoio das produtoras Simon Says e Other Filmes, e a participação de criativos, criativas, diretores e diretoras de cena, dirigentes, profissionais de várias áreas, locutores e locutoras, produtores e produtoras de cinema e áudio, jornalistas e profissionais de relações públicas, e tive a honra, in memorian de ter a participação de Washington Olivetto entre tantas celebridades.
