Inspiração

DESENHISTA VIROU CRIATIVO PREMIADO

Publicado em

Guilherme Jahara, sócio-fundador da Dark Kitchen Creatives, foi seduzido por campanhas de grande apelo visual

Guilherme Jahara

Formado em Desenho Industrial com ênfase em Comunicação Visual pela PUC do Rio de Janeiro, Guilherme Jahara não imaginava que o rumo de sua vida profissional iria mudar para conquistar prêmios nos principais festivais internacionais de publicidade.

No início de sua carreira, seu foco era o Design, não a propaganda. Porém, ainda no início dos anos 90, se encantava com comerciais de forte apelo visual e de ideias.

Naturalmente, ele foi encaminhado para estágios em agências, onde enfim se decidiu pela profissão influenciado pelas campanhas criadas por um ícone da direção de arte, Marcello Serpa.

Seu primeiro emprego de fato na publicidade foi como diretor de arte na Artplan, em 1993. E nesses mais de 20 anos, passou pela Salles, F/Nazca e Almap, já na condição de sênior, até chegar à Publicis e se tornar vice-presidente de Criação.

Passou também pela DM9, Leo Burnett e Fbiz, Sunset DDB, como copresidente, até fundar a Dark Kitchen Creatives em 2020.

Em sua trajetória conquistou mais de 40 Leões em Cannes e troféus em vários festivais internacionais como Clio, One Show, D&AD, Effie, London, New York, FIAP e El Ojo de Iberoamerica.

De todos os prêmios, o carinho especial é pela primeira campanha premiada da sua Dark Kitchen para Baby Dove, “Post Partum Under Pressure”, embalada pelo clássico “Under Pressure”, da banda Queen com David Bowie, interpretada por Claudia Gomes, na época uma mãe recente que também havia enfrentado as pressões do pós-parto.