Mercado
CARAMELO LUTA CONTRA MONOPÓLIO
Publicado emONG de apoio a animais lança campanha para evitar fechamento de pet shops
Aprovada inicialmente em junho pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a fusão das gigantes Petz e Cobasi terão seu destino definido nesta quarta-feira (10).
O Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo e Instituto Caramelo, de adoção de pets, apresentaram ao CADE uma petição contra a fusão, que elevaria em 35% o risco de fechamento de pet shops de bairro.
A ONG fundada em 2015 lançou campanha contra uma aprovação sem restrições e veicula em suas redes sociais o filme “Placas”, com cenas de portas fechadas para retratar um possível futuro do mercado.
A Petlove, terceira maior varejista do setor no Brasil, entrou como terceira interessada no processo e defende a reprovação da operação.
Com roteiro construído a partir de histórias de pequenos empreendedores que dedicaram décadas aos seus negócios, o filme do Instituto Caramelo mostra fachadas onde agora só restam placas de “Fechado Permanentemente”, “Passo o Ponto” e “Encerramos as Atividades”.
O vídeo destaca que pet shops de bairro cumprem um papel essencial no ecossistema pet brasileiro. São negócios que conhecem animais e tutores pelo nome, fazem parte da rotina das famílias, mantêm relações de confiança e representam um importante força de equilíbrio concorrencial, principalmente em regiões onde supermercados e grandes varejistas têm presença limitada ou focada em linhas específicas.
Ao projetar o cenário de um eventual monopólio, “Placas” evidencia o risco de aumento de preços de rações, medicamentos e serviços, assim como a perda de sustento de milhares de famílias que dependem diretamente dessas lojas.
“O que nos preocupa muito é o efeito cascata dessa fusão sobre quem está na ponta: os pequenos pet shops, que já enfrentam desafios enormes, e milhões de tutores que dependem deles para acessar serviços essenciais”, diz Marília Lima, responsável técnica do Instituto Caramelo.
“Quando um petshop de bairro fecha, não é só um negócio que se perde. É um pedaço da comunidade, de laços afetivos, de acesso justo. A concentração extrema pode elevar preços, reduzir opções e tornar o mercado menos saudável, afetando diretamente o bem-estar dos animais”, completa.
Com o julgamento marcado para a última sessão deste ano no CADE, o Instituto Caramelo busca estimular consumidores, tutores, médicos-veterinários, comerciantes e defensores da causa animal a assinarem o manifesto online #NãoAoMonopólioPet, que já reúne milhares de assinaturas.
