Ação Social

TODAS AS TORCIDAS PELO PLANETA

Publicado em

Ação na última rodada do Brasileirão pede conscientização pela preservação ambiental

Criada pela agência Four X Entertainment. parceria com o Instituto Inclusion For All (I4A) e CBF, a ação “Torcida pelo Planeta” será realizada nos 10 estádios que receberão os jogos finais do “Brasileirão Betano 2025”.

A mobilização transforma o pré-jogo em um manifesto pela preservação ambiental e pelo protagonismo dos povos indígenas.

A iniciativa utiliza o alcance do futebol para chamar atenção para o futuro do planeta. Antes do apito inicial, dois representantes indígenas ocupam o círculo central do campo com a bola oficial da partida, enquanto o árbitro entra em campo segurando uma bola contendo uma muda nativa, símbolo da urgência climática e da necessidade de reflorestamento em território brasileiro.

A campanha convida os torcedores a doarem R$ 15, valor equivalente a uma muda nativa, pela plataforma “Para Quem Doar.com. br“.

Cada contribuição integra o público à maior mobilização socioambiental do futebol brasileiro, permitindo que cada torcedor contribua com o plantio de uma muda, ajude seu time no Ranking Nacional dos Times Sustentáveis, receba o Selo de Torcedor Sustentável, concorra a uma camiseta oficial da Seleção Brasileira autografada e fortaleça diretamente a causa indígena e ambiental.

Para Líbia Miranda, Diretora da Taça dos Povos Indígenas na Four X Entertainment, a força da ação está justamente na convergência de três pilares essenciais do país.

“A Torcida Pelo Planeta conecta a paixão pelo futebol, a urgência climática e o protagonismo dos povos indígenas, guardiões dos maiores biomas do Brasil”, diz.

A iniciativa também marca o aquecimento para um dos principais projetos da Four X Entertainment para 2026, a Taça dos Povos Indígenas, que reunirá 48 etnias em uma competição que ultrapassa o esporte e se desdobra em storytelling, cultura, ancestralidade e sustentabilidade.

Como parte da estratégia de amplificação, a TV Globo exibirá o filme oficial da Taça dos Povos Indígenas, ampliando o alcance da mensagem para milhões de brasileiros e reforçando o papel do futebol como vetor de impacto social e ambiental.