Mercado
ENTIDADES CRIAM SISTEMA NACIONAL DA PROPAGANDA
Publicado emFenapro e sindicatos das agências oficializam hub de soluções para a defesa das empresas
A Federação Nacional das Agências de Propaganda, em conjunto com os Sinapros estaduais, anunciou nesta quinta-feira Dia Mundial da Propaganda, o lançamento oficial do Sistema Nacional das Agências de Propaganda.
Composto por mais de 3 mil agências ativas e estruturadas, de diferentes portes, o mercado vive um momento de redefinição profunda impulsionado por fatores como a Inteligência Artificial, os novos modelos de negócios, os desafios de gestão e as mudanças nas relações de trabalho.
O movimento, que culmina com um rebranding completo e um novo posicionamento de marca, é a consequência de um ciclo de gestão que transformou a entidade, reconhecida pela defesa legal, em um Hub de soluções com foco na defesa dos interesses empresariais.
Presidida nos últimos seis anos por Daniel Queiroz, e composta por uma diretoria com lideranças associativas de todo o Brasil, a Fenapro promoveu neste ciclo uma maior integração com os Sinapros e atingiu maior relevância nacional.
O Sistema é composto pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), 19 Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) e 3 Delegacias, que, juntos, estão presentes em todo o território nacional e representam os interesses de um setor que impulsiona a economia brasileira, atuando na defesa, fomento e permanente transformação e evolução das agências de propaganda.
“Realizamos ao longo deste período um movimento que vem proporcionando mais conhecimento, capacitação empresarial, ferramentas e alternativas de caminhos que estão contribuindo muito no processo de transformação e evolução das agências”, afirma Daniel Queiroz.
A partir de janeiro, a Fenapro passa a ser presidida por Ana Celina Bueno, a primeira mulher a assumir a presidência na história da Fenapro. Ela já integra a atual diretoria da entidade, e atuará ao lado de Juliano Brenner Hennemann como vice-presidente.
A mudança no posicionamento e marca das entidades que integram o ecossistema Sinapro/Fenapro se insere no contexto de mudanças na legislação trabalhista em 2017 e consequente desmobilização financeira do ambiente sindical, com o fim da obrigatoriedade de pagamento da contribuição sindical.
“A grande virada de chave foi sair do púlpito formal de representação e trabalhar na ponta, arregaçando as mangas de forma mais conectada com as dores de gestão e transformação das agências”, afirma Daniel Queiroz.
“Hoje, esse ambiente associativo atua de forma mais integrada, unidos em defesa da propaganda brasileira, atingindo um nível nunca visto de relevância nacional com articulação e mobilização regional”, completa.
“A integração dos Sinapros e da Fenapro transformou a dinâmica do associativismo. Evoluímos do papel da representação institucional e guardiões de pautas legais para nos tornarmos um verdadeiro Sistema que oferece inteligência de mercado, capacitação e apoio empresarial”, afirma Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP.
Demonstração dessa nova dinâmica, o portfólio de serviços da entidade foi reestruturado para apoiar o empresário da propaganda em desafios mais mercadológicos, como gestão de pessoas, precificação, inovação e metodologias de gestão, que exigem uma atuação mais estratégica das lideranças empresariais das agências.
Juntos, os membros do Sistema Nacional atuam em três frentes de trabalho que definem a sua relevância: a defesa do setor (em pautas regulatórias), a mobilização e articulação do trade (através da integração nacional) e o fomento e apoio na transformação do negócio (com serviços e capacitação).
Com essa estrutura, o Sistema conseguiu estancar a drástica evasão associativa e o risco de colapso financeiro, estabeleceu novas conexões e possibilitou a retomada do crescimento da entidade.
