Mercado

KEETA CHEGA PARA AGITAR DELIVERY

Publicado em

Empresa chinesa inicia projeto piloto no litoral paulista para enfrentar iFood e 99Food

O primeiro passo para a entrada da chinesa Meituan no Brasil foi dado nas cidades de Santos e São Vicente.

A empresa de delivery que vai disputar o mercado brasileiro com iFood e 99Food, marcas que dominam esse segmento com participação de 62,8% do valor total do e-commerce em alimentação fora do lar.

Nos últimos 12 meses, a penetração do e-commerce em alimentação fora do lar atingiu 77% dos consumidores, com frequência média de uma vez por mês.

Na Grande São Paulo, inclusive, observa-se o epicentro do delivery de comidas prontas para o consumo via aplicativos, com taxa média de crescimento anual de 32% em ocasiões de compra nos últimos quatro anos.

A 99Food, por exemplo, que retomou as operações na metade de agosto de 2025 na região metropolitana de São Paulo, já alcançou 1,7 milhão de compradores até o final de setembro do mesmo ano. Ou seja, em menos de dois meses, o app atingiu 8,8% de penetração entre os 20 milhões de residentes.

“Com a entrada de novos players de delivery no mercado, atração de consumidores via ofertas e promoções, cadastro de mais restaurantes e canais, o formato de vendas projeta para o futuro um aquecimento significativo de ganho de novas ocasiões no longo prazo”, diz David Fiss, diretor da área comercial da Worldpanel by Numerator, que avalia esse mercado.

Os dados também mostram que, embora o fim de semana ainda concentre o principal momento de consumo, o delivery tem ampliado sua presença também durante a semana.

As transações em dias úteis já somam R$ 22,6 bilhões, superando os R$ 17,2 bilhões dos fins de semana.

O horário noturno, por sua vez, segue como o principal momento de consumo, com destaque para refeições compartilhadas, em média até três pessoas. Nas escolhas gastronômicas, os hambúrgueres dominam todos os perfis de consumidor, mas pizzas se destacam nas ocasiões de compartilhamento, enquanto pratos completos e refeições individuais crescem entre os que pedem sozinhos.

Outro ponto relevante é o engajamento do público online. Compradores de e-commerce têm frequência de pedidos 55% superior à dos brasileiros que não usam o canal digital e geram quase três vezes mais valor em consumo.

“Mais do que um novo aplicativo, a entrada da Keeta representa uma nova fase na guerra do delivery brasileiro, uma corrida cada vez mais orientada por dados, comportamento e conveniência, na qual o vencedor será quem entender melhor o ritmo, o apetite e o momento de consumo dos brasileiros”, afirma Renan Morais, diretor de Novos Negócios da Worldpanel by Numerator.

Os dados da Worldpanel by Numerator são obtidos a partir de um painel com 7 mil consumidores em todo o território nacional. Em um ano, o estudo reúne mais de 470 mil declarações brutas, que representam uma população estimada de 158 milhões de shoppers,  o equivalente a 91% do potencial de consumo do País.