Marcas

CCAA RETORNA À MÍDIA COM NOSTALGIA

Publicado em

Marca resgata linha de propagandas históricas com o criativo Adilson Xavier

A rede de escolas de idiomas CCAA decidiu relembrar seus melhores momentos na publicidade com uma nova campanha criada pelo mesmo autor de comerciais icônicos veiculados entre 1995 e 2006.

Nesse período, em que a responsável pela publicidade da marca era agência GiovanniFCB, com o comando criativo de Adilson Xavier.

 O profissional foi convidado e aceitou assinar a nova comunicação da rede, “Entrando Numa Fria”, visando matrículas para 2026, e estrelada pelos atores da época de ouro da marca na propaganda, Andréa Mattar, Marcelo Várzea e Charles Paraventi.

Com o conceito “Precisando de uma força no inglês ou espanhol? CCAA. É assim que se fala”, o novo comercial aposta na nostalgia e no humor para ampliar a visibilidade da marca, gerar mídia espontânea e fortalecer o vínculo emocional com o público.

O filme, dirigido pelo premiado diretor Clovis Mello e com produção da Cine, mostra um casal brasileiro em uma loja de roupas nos Estados Unidos enfrentando confusões linguísticas com um atendente porto-riquenho.

O roteiro brinca com os equívocos entre inglês e espanhol, resgatando o espírito irreverente das produções que marcaram o auge da comunicação do CCAA entre 1997 e 2003.

“Voltar a criar para o CCAA foi como reencontrar velhos amigos. Trabalhamos e nos divertimos muito, como nos tempos em que a propaganda caminhava de mãos dadas com o entretenimento, buscando conexões duradouras com o público, deixando a espontaneidade fluir, sem medos e cerimônias. Essa campanha resgata a leveza e o humor que fizeram parte da vida de muita gente, com um olhar atual. O mundo mudou, as linguagens evoluíram, mas as boas histórias e a importância do humor como alicerce de comunicação eficaz continuam intactas”, diz Adilson Xavier.

Além do comercial para TV e digital, a campanha conta com três filmetes de 15 segundos, vídeo-manifesto, spots e vinhetas de rádio, peças DOOH, materiais impressos para franquias, conteúdos de ambientação e uma estratégia digital integrada, com nova identidade visual nas redes sociais e ativações com influenciadores.

Durante o período da campanha, o CCAA também promove duas ações promocionais com sorteios de pacotes de viagem para o Caribe, reforçando o clima de viagem e conexão cultural presente no filme.

“A nossa ideia é manter o CCAA sempre relevante e próximo do público, equilibrando tradição e inovação. Nesta campanha, apostamos em um conteúdo leve, afetivo e de alto engajamento, que conversa com o público adulto, saudoso dos comerciais icônicos, e também com a Geração Z, cada vez mais atraída pelo apelo retrô e por uma linguagem espontânea e bem-humorada”, explica Ligia Vieira, coordenadora de Marketing do CCAA.

Criação de Adilson Xavier, com produção da CINE, direção de Clóvis Mello, fotografia de Lucas Mello, direção de arte de Erica Betbeder e produção executiva de Raul Doria e Deo Borba. Aprovação de Larissa Furtado e Lígia Vieira.