Profissionais
ABA HOMENAGEIA FOTÓGRAFO DA PROPAGANDA
Publicado emAlê Oliveira começou a clicar fatos e pessoas da publicidade brasileira e mundial em 1996
A Associação Brasileira de Anunciantes, através de sua presidente Nelcina Tropardi e da CEO Sandra Marinelli, homenageou nesta quinta-feira (30) durante reunião Anual do Conselho Superior, na sede da Diageo, o fotógrafo Alê Oliveira, editor de Imagem do Propmark.
Reconhecido como o fotógrafo oficial da propaganda brasileira, Alexandre Oliveira iniciou sua trajetória em 1996, três anos depois de ser contratado como laboratorista pela Editora Referência, editora do Propmark, trabalhando também para as revistas da empresa.
Além de reconhecer a carreira do profissional no setor, a ABA ainda celebrou a parceria de 10 anos com Alê na cobertura de eventos e apresentou uma matéria especial com o fotógrafo no seu Anuário 2025.
Alê vem cobrindo ao longo de quase três décadas os principais acontecimentos do mundo publicitário, no Brasil e em festivais pelo mundo, principalmente o Cannes Lions, e assina no Propmark a coluna “Click do Alê”.
“Agradeço a toda a diretoria da ABA, em especial à Sandra Martinelli e Nelcina Tropardi, essa linda homenagem, de uma entidade tão importante. Recebo com orgulho e honra este reconhecimento, prova de confiança e carinho, que vem coroar toda a minha carreira”, disse Alê Oliveira.
“Contar com o Alê acompanhando e registrando as nossas entregas é uma grande alegria. Ele faz parte da história da última década da ABA e de tantos momentos que nos orgulham. Seu olhar sensível e profissional transforma cada registro em uma memória viva da trajetória da nossa entidade”, afirmou Sandra Martinelli, CEO da ABA.
UM LEVE EMPURRÃO
“Também me junto à ABA nessa homenagem e agradeço a entidade a publicação de meu texto na matéria especial dedicada ao Alê.
Tenho certeza de que eu não “inventei” o fotógrafo Alê Oliveira. Na verdade, eu só descobri um talento das imagens que estava pronto esperando uma oportunidade.
Isso foi em 1996, quando dirigia a redação do Propmark e ficamos sem nosso fotógrafo oficial às vésperas do festival de Cannes.
Há tempos eu vinha observando a dedicação do nosso laboratorista, candidato a fotógrafo, e o incentivando a estudar, acompanhar as notícias do mercado e de vez em quando quebrar um galho e fazer uma foto na redação.
Tem passaporte? perguntei. Diante da resposta afirmativa disse: então faz a mala que você vai a Cannes.
E daí ele nunca mais parou. Encontrou seu caminho, se desenvolveu, comigo e sem mim desde 2002, embora sempre juntos como amigos, companheiros de trabalho e nos atendendo em pedidos de um e de outro.
Me junto à ABA nessa homenagem. Assino embaixo a frase que já ouvi de muitos publicitários famosos que afirmam ser Alê o fotógrafo da propaganda brasileira”.
Adonis Alonso
 
					
 
                 
                